O Firefox do meu portátil anda com uma “gastroenterite”, é verdade, deve ter comido alguma extensão ou plugin ou add-on… algo que o deixou permanentemente indisposto. Agora falta-me saber o quê, pois sem a doença não posso prescrever qualquer medicação.
Afinal, caro paciente, diga-me lá se o que o afectou foi uma extensão, um plugin ou um add-on?
Agora cá entre nós, qual a diferença entre eles? Bom. Numa superficial, mas correcta explicação, podemos classificar os add-ons e as extensões como ferramentas do browser, uma aplicação que executa funções, estas são instaladas no browser (ex.: corrector ortográfico, DownThemAll, etc.) dando-lhe mais funcionalidades. Já os plugins são desenvolvidos para “encaixar” no browser, são desenvolvidos por terceiros (ex.: Adobe Reader, Flash, Java) e são auxiliadores de funções.
É natural que esta destrinça por vezes seja difícil de fazer, há algumas aplicações que nem sei em qual das categorias as colocar.
Bom, o que é certo é que os plugins podem se solicitados pelo browser quando necessitamos de executar alguma tarefa e por vezes nem atendemos ao que estamos a instalar. Acredito que sejam alguns desses “apêndices” que estão na origem das tais maleitas de que sofre o meu Firefox.
Usando o comando about:plugins, que escreve na barra de endereços, tem acesso à lista de plugins instalados no seu navegador. Poderá aí saber se tem ou não inutilidades a consumir preciosos MB do seu computador.
Eu logo vi que partiria daqui algumas complicações, tinha instalado: QuickTime Plug-in 7.2, Driver Agent Plug-in, Adobe Acrobat, Shockwave for Director, Microsoft® Windows Media Player Firefox Plugin, 2007 Microsoft Office system, Shockwave Flash, Silverlight Plug-In, RealPlayer(tm) G2 LiveConnect-Enabled Plug-In (32-bit), RealPlayer Version Plugin, Java(TM) Platform SE 6 U2, e já nem meto mais que até parece mal.
Só inutilidades que depois fazem o Firefox atirar-se para a RAM como se não houvesse amanhã, óbvio!
Em relação aos add-ons, remove-los é simples, Ferramentas > Extras e nas Extensões encontram as tais ferramentas. Aí podem remover, desactivar, entre outras opções. Já os plugins têm de ser retirar manualmente.
Para retirar os plugins pode procurar a instalação no Iniciar > Painel de controlo > Programas e funcionalidades (Adicionar ou remover software no XP). Aí dentro encontram-se os plugins dos programas que estão encaixados no browser. Devo só alertar que alguns não estão visíveis nessa ferramenta da Microsoft, é melhor utilizar o Revo Uninstaller, por exemplo que mostra muito mais do que o “uninstaller” do Windows.
Espero ter ajudado e com isto o meu browser deve ficar curado, são doenças naturais de quem anda à chuva (Internet)…