Por José Luís Teixeira para o Pplware Há uns meses, foi novidade a navegação privada nos browsers, nessa altura o relevo dado a essa função fazia crer que estávamos perante uma utilidade do quotidiano cibernético.
Reconheço que a navegação privada não me parecia muito útil até que comecei a usar computadores de outras pessoas e computadores dos cibercentros. Aí percebi que eu não queria que alguém soubesse por onde andei e, pior, que tenha acesso a informações privadas.
Durante algum tempo utilizava esta função mas requisitava-a manualmente, quando a queria. Mas porque não a colocar predefinida no arranque do Firefox?
A desculpa que não há material do foro “adulto” que preocupe o utilizador não serve, pois hoje em dia o que deve preocupar são os acessos declarados ao netbanco, aos dados das finanças, da segurança social ou mesmo ao site da nossa empresa… tudo informação que deve ser mantida na esfera pessoal.
Sei que muitos dos que nos estão a ler conhecem e até podem achar o post básico, em termos de novidade, mas quase que vos posso garantir que não usam esta função como protecção, comportamento normal de alguma displicência que se abate sobre todos nós… por vezes.
Então como activamos a função permanentemente?
Vamos então seguir alguns passos simples como explico abaixo:
- Abram um novo separador do Firefox e escrevam about:config e clique no Enter. Agora perante o aviso que lhe é mostrado, clique no botão e prometa que será cuidadoso a mexer nos “circuitos nervosos” do Firefox!
- Na barra de filtro coloque a seguinte chave browser.privatebrowsing.autostart, deve aparecer apenas um resultado
- Clique com o botão direito do rato em cima da linha e clique na opção Alternar sobre a chave que seccionamos no ponto anterior (dois cliques em cima também resulta). Irá ser alterado o valor para True (verdadeiro), o que significa que vamos ter activado o modo de navegação privada.
Agora fechamos o Firefox e voltamos a carregar o mesmo, um reiniciar para que esta função seja colocada no arranque da sessão. Agora veja se funciona. Notou a diferença?
De relembrar que o Firefox disponibiliza por defeito esta opção para ser usada ocasionalmente e não de um modo mais definitivo que pode fazer com a seguinte opção:
Para quem não sabe, este método: Navegação Privada (Private Browsing), Incógnito, Modo Privado (InPrivate) ou Porno Mode permite não deixar qualquer vestígio quando visita as suas páginas. Não aparecerão os seus passos na net nas páginas pesquisadas pelo utilizador, deixa de haver histórico, não são armazenados os cookies nem são mantidas as palavras escritas nos formulários.
Acrescento que a não recolha desta informação, poderá manter por mais tempo o seu perfil do Firefox limpo, o que aumenta a performance.