Já não é a primeira nem a segunda vez que me “atormentam” com pedidos de recuperação de ficheiros do MS-Office que perderam ou que não guardaram. Pois agora precisam do tal trabalho que não salvaguardaram.. e agora?
Bom, há dois cenários:
1º – Tinham um documento do Word (por exemplo) e editaram, alteraram e gravaram, perdendo a informação que antes da edição lá existia. Para quem tem o Windows Vista, Server 2008 e Windows 7 Ultimate podem usar uma função essencial que encontram nas propriedades dos documentos (botão direito do rato em cima do documento, Propriedades): Versões anteriores (Previous Versions).
2º – Apagaram o ficheiro do Word e não têm o Windows Vista, Server 2008 ou o Windows 7. Digo isto porque se tivessem poderiam usar a ferramenta Shadow Copy que já vos apresentei. Essa ferramenta é uma pérola para a segurança de documentos.
Bom, mas o Windows, já há muito tempo, permite que se criem cópias de segurança e pontos intermédios de recuperação dos documentos. Claro, têm é de estar activos esses dispositivos de segurança. Por exemplo, Vamos verificar se o Word está a gravar cópias de segurança dos documentos.
Vamos verificar se no Word a opção a opção de gravação: Botão Office (canto superior esquerdo) -> Opções do Word -> Guardar e piquem a opção “Guardar informações de Recuperação Automática a cada” e escolham o intervalo de tempo para o Word gravar uma cópia.
Bom, essas cópias depois podem ser recuperadas: No Windows XP podem encontram um ficheiro com extensão .asd (tomem atenção sff) no caminho c:\Documents ans Settings\nome do utilizador\Application Data\Microsoft\Word
No Windows Vista/Server 2008 e Windows 7, a pasta onde vai encontrar estes ficheiros é: C:\Users\nome do utilizador\AppData\Roaming\Microsoft\Word
NOTA: Acedam a Ferramentas, Opções de pastas e no separador Ver, alterem esta função:
Ok, agora que encontraram o(s) ficheiro(s) com extensão .asd renomeiem esse ficheiro para .doc e… voilá. Vejam nos muitos que vão encontrar o que corresponde ao vosso ficheiro perdido, podem ver pelo nome, mas se este não tivesse sido guardado vejam pela data.
Peço que tenham em atenção que vão mexer em pastas do sistema, logo têm de desactivar a protecção que o Windows faz a essas pastas., ocultando o seu conteúdo. Para verem o que lá existe têm de desactivar. Ver imagem:
Espero que este guia vos seja útil, pois para mim já me foi muitas vezes. Tomei como exemplo o Microsoft Word mas em todos os programas do Office pode executar a mesma função de recuperação. A pasta altera conforme a aplicação, mas isso arece-me simples de perceber certo?