Pplware

Eu quero o ReadyBoost na minha Pendrive USB

Antes de mais deixem-me dar-vos alguns esclarecimentos sobre esta tecnologia agora usada pela Microsoft no Windows Vista. O ReadyBoost em grosso modo funciona como um disco de cache do Windows, isto é o sistema operativo usa esta memória para aliviar o processador.

Bom, estamos então a falar de uma espécie de memória virtual, o processador em caso de saturação da RAM desvia para essa memória o conteúdo a processar. Basicamente este processo deveria aumentar o desempenho do Windows quando abríssemos uma aplicação por exemplo, ou mesmo notaríamos diferenças no carregar do Windows. Ainda não me convenceu.

Mas decidido a experimentar lá comprei uma pendrive de 1GB e todo contente dei-a a conhecer ao Vista. O resultado foi que a pen não reunia as condições para ser usada como ReadyBoost. Li em vários artigos que a utilização das pendrives nesta tecnologia reduzia o tempo de vida das mesmas, dado a tremenda utilização por parte do Vista.

Mesmo assim não estava nada convencido que aquela pen não dava. Toca a vasculhar a net e lá vi uma forma de contornar o problema. Deixo-vos um guia simples para em caso de lhes terem acontecido o mesmo poderem dar uso ao dispositivo.

Esta foi a mensagem que recebi assim que dei inicio à tentativa de utilização do ReadyBoost, não dá!

Muito bem, para começar vamos lá mexer no registo do Vista, chamem a janela do Executar, pode chamar essa janela premindo a tecla win+E. Escreva regedit e carregue no enter.

Agora dentro do registo não se esqueçam de fazer uma cópia integral do mesmo, Ficheiro, exportar, nessa janela escolhem o destino da cópia, dão o nome à cópia do registo, seleccionam logo por baixo do nome a opção “Tudo” e Guardar.

Agora vamos navegar até HKEY_LOCAL_MACHINE > SOFTWARE > Microsoft > Windows NT > CurrentVersion -> EMDgmt

Dentro da chave EMDgmt podemos encontrar as referências dos dispositivos USB já instalados no Vista.

Naveguem com o scroll até final dessas chaves e verifique que no final de cada uma terá o nome dado por si às mesmas.

Muito bem, agora clique na pendrive em causa e repare no menu do lado direito onde aparecerão vários valores DWORDS.

Escolha o valor com o nome “DeviceStatus” dois cliques e altere o valor decimal que lá está para 2, pode reparar que no meu caso tinha 4.

Agora escolha o valor com o nome “ReadSpeedKBs”, dois cliques e altere decimal o valor para 1000.

Por fim edite também o valor de nome “WriteSpeedKBs” e altere também o valor decimal para 1000.

Muito bem, depois de feitas as alterações feche o registo do Vista, retire a pendrive da porta USB e volte a ligar. Agora escolha na janela de arranque a opção “Acelerar o meu sistema”

Como podem constatar já está preparada para servir de “proporção a jacto” ao Windows Vista, nada ou quase nada notei, mas eles afirma melhorias significativa. Em nota de rodapé quero apenas dizer que a qualidade dos equipamentos interfere como é óbvio nos resultados, um dispositivo de qualidade apresenta valores em tempos de gravação superiores a dispositivos menos capazes.

Para saber mais, usem o Google e descobrirão quem já usou esta tecnologia nos seus produtos, resultados e muita mais informação. Espero que seja útil este guia e se souberem mais usem os comentários para expressarem a vossa opinião.

Exit mobile version