Por Daniel Pinto para o Pplware
Com a chegada do iPhone 5S, todos quiseram experimentar o TouchID, que na verdade funciona e é util, mas também tem as suas complicações. Certamente já teve dificuldades em desbloquear o iPhone 5S utilizando a sua impressão digital, se a sua resposta for afirmativa, então junte-se a milhares de pessoas com o mesmo problema…
Hoje vamos falar um pouco sobre como evitar esse acontecimento e melhorar a leitura da impressão digital.
Existe uma recomendação da Apple para que, nos casos em que isto acontece, devemos apagar os dedos registados e voltar a repetir o processo de identificação e registo das impressões digitais. Para isso, é necessário ir a Definições > Geral > TouchID e código > TouchID. Este procedimento é aconselhado porque durante o primeiro registo poderíamos ter algo no dedo (sujidade, cortes, gordura, etc) que pudesse ter adulterado o verdadeiro padrão da nossa impressão digital.
Durante o registo da impressão é importante que tenha o dedo limpo, lavado e seco, e que aquando do uso do TouchID tente ter o dedo “seco” e sem gorduras.
Se nada disto resultar, há uma técnica que poderá ajudar. O iPhone 5S, no seu sistema TouchID, permite que cada utilizador possa gravar até 5 impressões digitais. Ora, segundo a empresa de segurança biométrica Biogy, para aumentar consideravelmente a segurança no iPhone é necessário que as 5 possibilidades sejam feitas apenas num dedo. Dessa forma, o sistema irá reconhecer essa impressão com elevadíssimo pormenor e detalhe. Em 5 vezes que irá gravar a sua impressão digital, o leitor irá recolher dados, características e pontos de identificação que, todos juntos, irão formar uma impressão praticamente impossível de ludibriar.
Embora este seja um sistema fantástico de identificação da autenticidade do proprietário do equipamento, permitindo tanto o acesso como o pagamento na App Store, poderá ter problemas na identificação de alguns dedos com determinadas características, mas esta forma que explicamos, ajuda a solucionar essas eventuais dificuldades.