O WhatsApp é hoje uma das mais usadas aplicações de mensagens instantâneas. Simples de usar e sem a confusão de configuração de contas, permite que os utilizadores se concentrem no principal: as mensagens.
Para além das mensagens privadas e dos grupos, o WhatsApp tem também a possibilidade de ser usado para enviar mensagens para vários destinatários em simultâneo. É isso que vamos hoje ensinar a fazer.
Todos sabem usar o WhatsApp para enviar mensagens pessoais ou para grupos de utilizadores. A própria criação destes grupos é algo simples e rápida, bastando adicionar os contactos e assim fica aberta a troca de mensagens.
Como muitos querem apenas enviar uma mensagem para (todos) os seus contactos, sem os misturar num grupo ou obrigar à partilha de contactos, o WhatsApp permite que sejam enviadas mensagens para listas de destinatários. É a forma mais simples de repetir uma mensagem sem ter de a copiar e colar vezes sem conta.
Como criar uma lista de destinatários
Na interface geral do WhatsApp, devem aceder ao menu (3 pontos no canto superior direito) e escolher a opção Nova lista de destinatários. Depois, para criar a lista, devem escolher cada um desses contactos. Se necessitarem podem pesquisar um a um.
Depois de definidos os contactos e assim criada a lista de destinatários, é hora de escrever a mensagem. Assim que a terminarem podem simplesmente carregar no botão de envio para que ela seja encaminhada para cada um destes contactos.
Como dar um nome a esta lista de destinatários
Tal como qualquer grupo, também as listas podem ter nomes associados, para que assim sejam mais simples de encontrar no futuro.
Para isso devem, dentro da lista criada, aceder ao menu de opções e escolher Detalhes da lista. Aí dentro podem, no topo, carregar no ícone do lápis para aceder à alteração de nome.
Podem então alterar o nome da lista, escolhendo o que mais se adapta ao conjunto de contactos que escolheram ou para a função que a criaram. No final devem gravar a alteração no botão Ok.
Recordem-se que todas as respostas que forem enviadas vão ser tratadas como mensagens privadas, onde a mensagem original não está incluída. Usem a lista de destinatários como um canal de comunicação e não para conversação.
Esta é mais uma das muitas utilidades que o WhatsApp tem e que todos podem usar, garantindo que é (quase) uma ferramenta essencial de comunicação.