Ontem liguei um disco externo ao Hub USB que tenho no meu servidor. Estranho, não obtive qualquer resposta do disco!!! Assim de repente não entendi porque razão o disco estava “morto”.
Antes de começar a “stressar” lembrei-me que o HUB não deveria ter energia suficiente para alimentar o disco, visto este servir vários dispositivos.
Mas afinal que quantidade de energia tem cada porta USB?
Cada concentrador USB disponibiliza 500mA de intensidade de corrente para alimentar os periféricos que necessitam de energia para funcionar. Em cada concentrador poderá ter várias portas, que disponibilizam energia até ao total disponível no concentrador.
Caso não haja quantidade de energia disponível nesse concentrador, então o dispositivo que ligar não funcionará pois não é alimentado à altura das suas necessidades.
Podemos ver a potência consumida por cada dispositivo se analisarmos cada porta USB. Para isso fazemos o seguinte:
1. Abra o Gestor de Dispositivos com o comando devmgmt.msc que deve correr na janela executar (win+r).
2. Faça duplo clique em Controlador USB (Universal Serial Bus).
3. Clique com o botão direito do rato em Concentrador Raiz USB e, em seguida, clique em Propriedades.
4. No separador Potência, veja a energia necessária para cada dispositivo na lista Dispositivos ligados.
Notas:
- Os concentradores para dispositivos USB (Universal Serial Bus) têm alimentação própria ou por bus. Um concentrador de alimentação própria (concentrador ligado a uma tomada) fornece o nível máximo de energia ao dispositivo. Um concentrador de alimentação por barramento (um concentrador ligado a outra porta USB) fornece o nível mínimo de energia. Os dispositivos que exijam muita energia, tais como câmaras, devem ser ligados a concentradores de alimentação própria.
- Pode verificar as atribuições de energia de um concentrador USB para detectar situações em que demasiados dispositivos estejam a utilizar o concentrador.
- A opção Controlador USB (Universal Serial Bus) aparece apenas se tiver uma porta USB no computador.
- O separador Energia aparece apenas para concentradores USB.
Dei conta de uma realidade que desconhecia, nas portas USB das minhas máquinas, daqui em diante conseguirei equilibrar o consumo, repartindo as ligações pelas várias portas.