Pplware

E depois de instalar o Ubuntu 8.10… Parte 1

Começo este artigo com Happy 15th Birthday, Linux!

Depois de formatar o meu Ubuntu, segue-se um ritual já repetitivo (horas a fio) até deixar a nossa máquina com tudo o que precisamos!

Queira então seguir o meu guia pós-formatação do Ubuntu, verá que formatar a sua máquina não é uma tarefa tão enfadonha como parece.

Apresentarei de seguida, uma série de instruções mais ou menos esquematizadas. Tomei em conta algumas convenções:

1ª Actualização do sistema

Sistema -> Administração -> Gestor de Pacotes Synaptic

Configurações -> Repositórios, aba Aplicações de Terceiros.

Active a linha http://archive.canonical.com/ubuntu intrepid partner, tal como na figura. Clique em Fechar.

Active a linha Actualizações não suportadas (intrepid-backports). Atenção: active este repositório apenas e somente apenas se quiser manter o seu sistema o mais actualizado possível. Quero com isto dizer que, se o mantiver desactivado, o sistema apenas actualiza os pacotes que anteriomente possuiam bugs ou falhas de segurança. Veja mais informação sobre os backports do Ubuntu. Clique em Fechar.

Para actualizar todo o sistema, clique em Recarregar, no menu do Synaptic, de forma actualizar a base de dados. Desta forma, poderá premir Marcar Todas as Actualizações. Confirme a acção. E depois em Aplicar, novamente no menu. Confirme a acção e agora apenas terá de esperar até que o seu sistema se actualize.

Agora pode sair do Synaptic. É provável que o sistema lhe peça para reiniciar, por isso faça-o.

Activar os drivers restritos

Se possui uma gráfica Nvidia ou ATI, deve activar os drivers restritos, de forma a tirar partido de todas as capacidades de aceleração 3D do seu sistema, podendo posteriormente habilitar o compiz.

Sistema -> Administração -> Controladores de Hardware

Seleccione os drivers referentes ao seu hardware. No meu caso, bastou o driver da nVidia. Seleccione o mais recente, se tiver problemas com o mesmo, seleccione outra versão. Clique em Activate. No final reinicie o Ubuntu, por forma a ser utilizado o novo driver.

Adicionar repositórios extra

Necessários para instalar grande parte dos programas abaixo indicados.

Aplicações -> Acessórios -> Consola

Introduza os seguintes comandos, por ordem, um a um:

Posteriormente, precisaremos de adicionar certos repositórios, consoante as aplicações que decidir instalar. Quando tal for necessário, só tem de editar o ficheiro correspondente, usando o seguinte comando:

Abrir-se-á o ficheiro sources.list e deve copiar para o final do ficheiro o bloco de texto sugerido, gravando o documento e saindo.

Instalação de software

Nesta secção preparará o seu sistema para as tarefas do dia-a-dia. Poderá escolher instalar ou não as aplicações que referirei abaixo. Para isso basta não introduzir os comandos na consola. NOTA: Se por acaso não pretender algumas das aplicações, basta remover a mesma do comando.

Ubuntu Restricted Extras (Flash, Java, codecs, tipos de letra) e outros

O pacote ubuntu-restricted-extras instala no sistema alguns codecs e software proprietário, essencial a qualquer utilizador. Mais informação aqui. Instale ainda os pacotes de codecs que existiam para o Windows e codecs que permitem visualizar DVDs. Com tudo isto, está mais que apto para reproduzir qualquer formato.

Desenvolvimento

Quanto a editores de texto, se quer evitar o terminal ou o editor por omissão do Gnome, o gedit, aconselho 3 editores: o Emacs, o Geany e o MonoDevelop. São ambos muito bons, por isso depende do gosto de cada um. Experimente todos, não paga por isso. 😉

Se desenvolve em Java, há que instalar o JDK. Instale ainda um bom debugger gráfico, o ddd, e as bibliotecas mais comuns de C, o pacote build-essential, e ainda o compilador de C++. Estas são as linguagens que uso, mas nada o impede de adicionar pacotes de outras linguagens, através do Synaptic. Siga portanto o seguinte comando:

Internet

Pidgin (mensageiro instantâneo)

O Pidgin já vem instalado no Ubuntu, mas infelizmente, a versão do repositório não é a mais recente. Aconselho vivamente a instalar a mais recente, visto corrigir imensos bugs, principalmente na comunicação entre Pidgin e WLM 9.

Para isso, abra o Gestor de Pacotes Synaptic (Sistema -> Administração -> Gestor de Pacotes Synaptic) e remova os seguintes pacotes (clicar e seleccionar Marcar para remoção completa e depois Aplicar no menu): pidgin, pidgin-data, libpurple0, libpurple-bin

Desta forma, já poderemos fazer o download dos pacotes .deb da versão mais actual, a partir do site Getdeb (http://www.getdeb.net/app/Pidgin). Seleccione a sua versão Ubuntu e faça download dos 4 pacotes existentes (iguais aos acima indicados).

Após o download, feche o Synaptic e terá de executar cada um dos pacotes, um a um, pela seguinte ordem (importante!): pidgin-data, then libpurple0, libpurple-bin, pidgin.

Aconselho ainda um pacote de plugins interessantes e um plugin que permite mostrar aos contactos o que se está a ouvir. Na consola digite:

Transferência de ficheiros (FTP e P2P)

Um óptimo cliente FTP é o já conhecido Filezilla. Instale ainda o Deluge (Bittorrent) e o aMule (equivalente eMule).

Reprodutores de vídeo

Aconselho vivamente o VLC e o Mplayer, utilizo ambos. Instale ainda o plugin para o Firefox que permite visualizar vídeos embebidos.

Comprimir/descomprimir ficheiros

A seguinte linha irá instalar-lhe todo o tipo de formatos de compressão de ficheiros, alguns essenciais no dia-a-dia, outros não tão comuns. Mas nunca é demais prevenir.

Gnome-Do

Edite o ficheiro sources.list, fazendo sudo gedit /etc/apt/sources.list na consola, colando no final o seguinte texto, gravando e saindo:

# Gnome-Do
deb http://ppa.launchpad.net/do-core/ppa/ubuntu intrepid main

Abra uma consola e corra os seguintes comandos:

Agora pode instalar a versão mais actual:

Skype (mensageiro VoIP)

Esta aplicação dispensa apresentações, para a instalar digite na consola:

Gravação e montagem de CD/DVD

Há quem goste do Brasero, do GnomeBaker, mas eu, embora não tenha grande gosto por aplicações feitas para o KDE, admito que o K3B continua a ser um dos melhores gravadores de CD/DVD, recheado funcionalidades que satisfarão qualquer utilizador. O Gmount-ISO é um pequeno utilitário que permite montar ficheiro ISO em qualquer pasta. Muito útil.

Edição/conversão de som

O Audacity dispensa apresentações, o Sound Converter faz aquilo a que se propõe, converter formatos de som.

Outras utilidades (tags, legendas e renomeação)

Um óptimo editor de tags equiparável ao Mp3Tag é o easytag. Editar legendas, para as sincronizar por exemplo, é a tarefa do gnome-subtitles.

O Metamorphose é, para mim, a melhor ferramenta de renomeação de ficheiros para Linux. Super intuitiva e eficaz. Faça o download a partir do Getdeb, aqui, e instale.

Wine (correr aplicações Windows)

Quem não conhece esta fantástica aplicação? Corra os seus programas favoritos de Windows, no Ubuntu.

Ferramentas de sistema

Com o startupmanager poderá configurar o Grub através de uma interface simples, limitando o número de opções presentes no arranque dam máquina, o SO seleccionado por omissão e até o timeout de selecção. O ntfs-config permite forçar a montagem de certas partições NTFS no arranque do Ubuntu e activar a escrita nas mesmas.

Outra aplicação interessante é o Ubuntu-Tweak, uma ferramenta que permite personalizar uma série de parâmetros do sistema, sem recorrer a linhas de comando. Faça o download a partir do Getdeb, aqui, e instale.

E pronto, aqui temos um sistema funcional, pronto para satisfazer as necessidades da maior parte dos utilizadores. Espero que seja claro que, esta é a minha abordagem pessoal, não impedindo o utilizador de personalizar a instalação à sua medida.

Para a próxima, centrarei-me na personalização estética, com vista à obtenção de uma  funcionalidade máxima.

Deixem, se quiserem, sugestões acerca de software útil a incluir após uma instalação limpa deste sistema operativo.

Boas formatações.

Exit mobile version