Pplware

A saga do “Restart por favor!” e como acabar com ela

Existem coisas chatas. Muito chatas mesmo. Nessa categoria incluo-o os update dos windows.Atenção que não refiro aos updates em si, pois sei que são uma forma de manter os sistemas operativos actualizados e livres de potenciais problemas.

Refiro-me sim ao que acontece depois. Em concreto, à demasiadamente incomoda janela que me diz que tenho de efectuar um reboot ao PC por forma a que esses updates sejam efectivamente activados no Windows e que todos os buracos de segurança dos últimos meses sejam fechados de uma vez por todas.

Por norma o meu PC é ligado ao inicio da manhã e nessa altura sou confrontado com o ícone amarelo na barra de tarefas a indicar que tenho updates para instalar na máquina- Naturalmente que mando o windows actualizar-se.

O meu tormento começa nessa altura pois durante essa actualização começo a trabalhar e não vejo com bons olhos ser interrompido com mensagens a indicar algo que à partida sei que tenho de fazer. E muito menos tenho vontade de parar o que estou a fazer para reiniciar o PC. Há tempo para isso no fim do dia.

Tudo estaria bem se me fosse dada UMA indicação disso e que depois o windows entrasse em modo “silencioso” e que pacientemente aguardasse pelo meu reboot.

Mas não, a cada 10 minutos eis que ele apresenta a mensagem:

E eu lá sou interrompido porque é-me “roubado” o focus da janela onde estou a escrever. Já me tem acontecido estar a escrever sem olhar para o ecrã e meter no fim da linha um Enter que não é mais do que um Ok para um “Restart now”. Isso sim deixa-me puto da vida!

Mas como para quase tudo na vida existe uma solução para esse problema.

E a solução é a seguinte:

E já está. Nada mais é preciso.

Caso o vosso windows não tenha essa opção podem criá-la ou criar uma chave no regstry que indique isso mesmo. Para isso, utilizado o regedit, e no local

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate\AU

devem criar a entrada NoAutoRebootWithLoggedOnUsers do tipo DWORD e atribuirem-lhe o valor 1.

Do meu lado já activei este pérola, vamos a ver se volto a ser chateado!!!

Fonte: Lifehacker

Exit mobile version