Pplware

Dica Win7 – Acabe com a instalação automática de drivers

O Windows 7 trouxe muitas novidades que foram claramente desenhadas e construidas para facilitar a vida dos utilizadores. Sempre que possível são retiradas as tarefas e as decisões das mãos dos utilizadores depositando esse encargo no sistema operativo. Uma dessas tarefas que o Windows 7 veio chamar a si, foi a de detectar e de instalar os drivers necessários dos periféricos e dispositivos encontrados na máquina.

Mas, nem sempre esta tarefas é a mais conveniente, pois o administrador da máquina pode ter do seu lado melhores controladores do que os que o Windows instala de forma automática.

Assim, a dica de hoje vai para todos aqueles que gostam de gerir a sua máquina de forma mais autónoma.

Todos os utilizadores do Windows 7 já repararam, com certeza, que deixaram de se preocupar com a instalação de drivers sempre que ligam um novo equipamento.

Desde o lançamento do Windows 7 que a Microsoft puxou a si a responsabilidade de ter no Windows Update os mais recentes drivers para (quase) todo o hardware que existe espalhado por esse mundo fora. E caso não o tenha permitem-nos que utilizemos um driver genérico ou que instalemos os drivers desenhados para as versões anteriores do Windows.

Esta funcionalidade é sem dúvida fantástica, mas por vezes pode tornar-se numa verdadeira dor de cabeça pois ao querermos instalar um driver mais antigo ou “alternativo” acabamos sempre por ter de usar aquele que a Microsoft entende como sendo o mais correcto.

Com a dica que vamos apresentar passam a ter nas vossas mão o poder de decidir que driver utilizar e qual instalar.

Comecem então por aceder ao Painel de Controlo do vosso Windows. Basta que acedam ao menu iniciar e aí escolhem a opção Painel de Controlo.

Uma vez dentro da janela do Painel de Controlo devem escolher a opção Ver dispositivos e impressoras. Caso não a encontrem podem sempre utilizar a caixa de pesquisa disponibilizada no topo dessa janela ou alterem a vista para Categoria.

A janela será então alterada e mostrará os dispositivos que têm ligado ao vosso PC, bem como o próprio computador. Descubram então o ícone que o representa e preparem-se para a alteração.

Devem então seleccionar o ícone correspondente ao vosso PC e com o botão direito do rato abrir o menu de contexto. Nesse menu devem seleccionar a opção Definições de instalação do dispositivo.

Será então aberta uma nova janela, onde iram decidir qual e de onde será utilizado o driver que pretendam que seja instalado.

As hipóteses, para além da recomendada, são:

Devem fazer a escolha que mais se adequa ao vosso perfil de utilizador caso resolvam utilizar esta dica. Para finalizar e aplicar as alterações que efectuaram só têm de carregar no botão Guardar Alterações.

Agora que já vos explicámos como devolver um pouco mais do controlo do Windows para as vossas mãos só vos resta testarem esta dica e da próxima vez que ligarem um dispositivo externo vai ser vossa a decisão de qual o driver a instalar.

Os drivers que o Windows disponibiliza têm-se mostrado muito eficientes na maioria dos casos, mas existem situações que temos de se nós a indicar ao Windows qual o driver a ser utilizado (por exemplo numa versão mais antiga das PensUSB TMN de interne móvel). É para essas situações que esta dica é útil!

Exit mobile version