Os browsers são, na sua maioria, aplicações multiplataforma. Existem, no entanto casos em que isto não é verdade e os utilizadores ficam por isso impossibilitados dos usarem.
O Edge foi criado como sendo uma das peças fundamentais do Windows 10 e por isso está limitado a este sistema operativo. Mas a verdade é que existe um pequeno truque que pode ser usado para correr o Edge no OSX. Veja como o pode fazer!
Esta é uma dica que curiosamente vem da própria Microsoft, que criou a forma, simples para qualquer utilizador de um sistema operativo não Windows ter acesso ao Edge.
Passa pela utilização de uma máquina virtual, criada pela Microsoft e pronta a ser usada, garantindo assim que em poucos minutos temos o Edge acessível e a ser usado.
Vamos apresentar o exemplo de como o fazer no OSX, mas a mesma receita pode ser seguida no Linux ou até no próprio Windows.
Requisitos
Antes de iniciar o processo de utilização do Edge no OSX necessita de ter alguns requisitos cumpridos. São ambos simples e podem ser obtidos na Internet. Veja a lista abaixo:
- VirtualBox instalado no OSX – Obter do site oficial
- Imagem virtual do Windows 10 com o Edge – Obter do site de imagens virtuais da Microsoft
- The Unarchiver – Software de descompressão, aconselhado por suportar uma grande variedade de formatos
Para terem a imagem virtual certa deve aceder ao site da Microsoft e escolher o separador Mac, escolher a máquina virtual Edge no Windows 10 e depois escolher como plataforma o VirtualBox. O download da imagem aparecerá do lado direito.
Uma vez que são mais de 5GB, este é um download que pode ser demorado, dependendo sempre da sua velocidade de ligação à Internet.
Como correr o Edge no OSX
Uma vez que tenham a imagem do Windows 10 no seu Mac deve descomprimi-la com o The Unarchiver. Guardem essa imagem num local onde facilmente a possam encontrar.
Lancem de seguida o VirtualBox e escolham na barra de menus a opção Importar, que está no menu Arquivo. Naveguem para o local onde guardaram o ficheiro com a imagem do Windows 10. Terminem com a importação da máquina virtual.
Uma vez que a máquina virtual esteja importada para o VirtualBox devem escolhê-la da lista de máquinas que é apresentada.
Arranquem a máquina carregando no botão Iniciar e aguardem que a mesma termine de ser lançada. Uma vez que é a primeira vez que é executada, necessita de criar alguns ficheiros.
No fim do processo, o Windows irá estar funcional e pronto para ser usado. O Edge irá ser também lançado e mostrará uma mensagem de sucesso.
Podem a partir de aí usar o browser como se estivessem numa máquina Windows, quer para testes quer para navegar em sites que exijam um browser da Microsoft.
Importa notar que esta imagem irá funcionar apenas por 90 dias, pelo que a Microsoft recomenda que seja feito um snapshot de imediato, para que a mesma possa ser reaproveitada mais tarde.
Caso prefiram, podem usar um outro método, baseado na Web e através do RemoteIE, que já apresentámos e explicámos antes.
Este não é um método perfeito e não permite que o Edge esteja integrado directamente no OSX, mas é a forma mais simples de termos acesso a este novo browser da Microsoft dentro do sistema operativo da Apple.