Pplware

Dica: Usar extensões antigas no Firefox 4

Com a chegada de mais uma versão do Firefox é natural que muitos leitores a queiram testar e até fazer dela a sua versão de utilização frequente.Mas como é normal nestas versões, muitas das extensões não conseguem ser instaladas por não serem compatíveis. Este problema limita em muito a utilização das novas versões, pois grande parte do atractivo e potencial do Firefox deve-se às extensões.

Mas e como contornar este problema? É muito simples. E o Pplware vai explicar como o fazer.

A forma de fazer com que o Firefox 4 passe a utilizar as extensões que têm já instaladas e que não estão funcionais ou que não podem ser instaladas por serem dadas como incompatíveis, é extremamente simples e resume-se apenas à criação de uma nova chave de registo.

Para iniciarem o processo devem abrir um novo separador no vosso Firefox 4 e escreverem o seguinte na barra de endereço: about:config. Será mostrada a mensagem que devem ter cuidado a efectuar alterações pois podem comprometer o bom funcionamento do brower. Tenham mesmo muita atenção ao que fizerem pois podem realmente terminar com a vida do vosso mais recente browser.

Indiquem então que vão ser cuidadosos e avancemos para o passo seguinte.

Uma vez que a receita passa pela criação de uma nova chave, devem clicar com o botão direito do rato na zona das chaves já existentes e no menu que aparecer navegarem para a zona New. Ai dentro devem escolher a opção Bolean.

Deverá ser mostrada a caixa para introduzirem o nome da chave a ser criada. O nome dessa chave vai depender da versão do Firefox 4 que estejam a utilizar.

Caso estejam a utilizar a versão 4.0 Beta o nome a usar é extensions.checkCompatibility.4.0b. Se estiverem a usar a versão 4.0 o nome é extensions.checkCompatibility.4.0.

Para verificarem a versão que estão a utilizar devem aceder ao menu Help e depois a About Firefox. O nome que aparecer debaixo do Firefox é a versão que têm instalada.

Coloquem então o nome que se adapta à vossa versão e cliquem em OK.

De seguida serão mostrados os valores possíveis para a chave. Escolham a opção False e cliquem em OK.

Depois de criada a chave, devem reiniciar o vosso Firefox para que o valor seja assumido, as extensões instaladas passem a funcionar e para que possam instalar extensões que eram dadas como incompatíveis.

Após esse reiniciar do browser acedam à vossa lista de extensões. Vão verificar que todas as que estavam marcadas como incompatíveis e desabilitadas, passaram a estar plenamente funcionais.

Devem ter presente que existem extensões que, apesar de poderem ser instaladas com este método, são ainda incompatíveis ou apresentam problemas de funcionamento. Esta dica vai apenas permitir que consigam instala-las e não resolver outros problemas.

Fica então apresentada a forma mais simples de poderem ter as extensões das versões anteriores do Firefox a funcionar na versão 4.0.

Exit mobile version