Pplware

Dica: Sabia que o Marshmallow tem um explorador de ficheiros?

O Android é um sistema que muitos adoram, em grande parte pela sua modularidade e pela liberdade que dá aos utilizadores. Sempre que surgem novas versões este sistema é melhorado, sendo-lhe adicionadas novas funcionalidades.

Algo que não existia até agora, de forma nativa, era um explorador de ficheiros, algo que a Google agora tratou de implementar no Android Marshmallow, mas de forma muito discreta.

Para poderem navegar nos ficheiros que estão armazenados no Android os utilizadores viam-se obrigados a instalar aplicações de terceiros, que nem sempre eram de total confiança. Mas por não haver uma alternativa nativa no Android esta era a única forma de poderem aceder aos ficheiros e explorar as pastas ali presentes.

Mas a chegada do Android Marshmallow veio mudar um pouco as coisas. Este explorador passou a estar presente, dentro das definições do próprio sistema e sem a possibilidade de ser chamado directamente da lista de aplicações.

É um bom princípio, esta mudança, até porque antes não havia qualquer oferta oficial da Google. A mudança ainda não satisfaz todos os utilizadores, mas é já algo que podem aproveitar.

Como aceder ao explorador de ficheiros do Android

Para chegarem a este novo explorador de ficheiros apenas precisam de aceder às definições do próprio Android. Abram por isso a lista de aplicações e escolham a aplicação Definições.

Uma vez ai dentro precisam apenas de navegar para a área referente ao Dispositivo, em concreto para a área Armazenamento e USB. Escolham essa opção.

No final da lista de tipos de ficheiros e a sua respectiva ocupação, vão encontrar a opção Explorar. É ai que vão encontrar o novo explorador de ficheiros.

Dai para a frente estão directamente no sistema de ficheiros do Android, podendo navegar e explorar as pastas que pretendem. Este explorador reconhece os ficheiros com os tipos mais conhecidos e apresenta de imediato a sua pré-visualização.

Caso pretendam podem mudar a forma como os ficheiros são apresentados, podendo alternar entre lista e miniaturas, que no caso de imagens é extremamente útil.

Podem também agir directamente sobre qualquer ficheiro, bastando carregar no seu ícone para terem acesso às opções disponíveis (apagar, copiar, partilhar, etc).

Não sendo o explorador de ficheiros mais completo que existe no Android, cumpre na perfeição os requisitos mínimos para permitir aos utilizadores explorarem o sistema de ficheiros do Android e aceder rapidamente aos ficheiros que têm ali guardados.

Exit mobile version