Pplware

Dica: Sabe arrancar o seu Android em Modo de Segurança?

O Android é um “sistema aberto” e que todos conhecem bem, até pela forma como a Google promove a transparência no seu sistema operativo. Mas há algumas funções, bem lá por dentro, que de certeza que ainda desconhece.

Uma dessas funções, que apesar de não ser nova é poucas vezes falada, é o seu Modo de Segurança. Serve para lançarem o sistema operativo livre de aplicações e assim despistarem problemas.

É simples de activar e hoje vamos aprender como o podem ter a correr em poucos minutos, sem qualquer necessidade de aplicações extra.

Este modo é similar ao que podem encontrar noutros sistemas operativos, como o Windows, e permite que arranquem o sistema com o mínimo de funções a serem executadas.

Não é um modo que devam usar no dia-a-dia, mas que devem ter à mão sempre que o vosso Android esteja a apresentar comportamentos estranhos ou anormais.

Imaginem uma situação em que instalaram uma aplicação que vos torna o smartphone instável e que por alguma razão não conseguem desinstalar ou quando, ao fim de algum tempo começam a sentir alguma lentidão que não conseguem explicar.

É nestas alturas que este modo de segurança deve ser usado, para garantir um acesso pleno ao Android, livre de aplicações ou de configurações anormais.

Tenham presente que para terem o modo de segurança do Android activo vão ter de fazer um reboot ao vosso dispositivo, mas a verdade é que se ponderam usar este modo então reboots é algo que já estão a fazer com demasiada frequência!

Como activar o modo de segurança o Android?

Na verdade este modo de segurança é muito simples de activar e sempre esteve à vista da maioria dos utilizadores. Os utilizadores apenas não sabiam que esta opção estava ali disponível.

Comecem por carregar no botão de ligar/desligar o vosso Android. Vão ver surgir a normal janela que permite que desliguem o equipamento, ligar o modo de avião ou simplesmente alterar o volume do dispositivo.

É nesta janela que toda a acção vai acontecer. Carreguem na opção Desligar e mantenham-na pressionada até que surja a opção Reiniciar no Modo de Segurança, numa nova janela. Leiam com atenção as indicações apresentadas e vão poder rapidamente ter o vosso smartphone Android nesse novo modo pretendido.

Basta escolherem a opção OK o vosso Android irá desligar-se, voltando de seguida já no Modo de Segurança e sem aplicações carregadas. Vão notar de certeza uma melhoria geral na performance do smartphone e entender o peso que as aplicações que têm instaladas estão a ter no desempenho geral do equipamento.

Neste momento podem remover qualquer aplicação ou alterar qualquer configuração e assim resolver os problema que tiverem no vosso equipamento. Notem que sempre que estiverem neste modo especial vão ver no canto inferior esquerdo do ecrã uma mensagem a indicar que estão em Modo Seguro.

Para voltarem à “versão” normal do Android apenas necessitam de voltar a reiniciar o smartphone. No novo arranque tudo voltará ao normal e as suas aplicações vão voltar a ser executadas.

Tenham em atenção que depois de terem colocado o vosso smartphone Android neste modo de segurança podem existir algumas aplicações que perderam a configuração de login, sendo por isso necessário voltar a realizar este processo. O login nas contas Google associadas ao equipamento não será perdido.

Aqui deixamos mais uma forma simples de conseguirem aceder ao vosso Android mesmo nas alturas em que este está com problemas, conseguindo depois corrigir todos as situações que o estão a impedir de funcionar a 100%.

Exit mobile version