Pplware

Dica: Remover o Skype da barra de tarefas

A barra de tarefas do Windows passou a ser quase o centro do nosso sistema operativo. Apesar de podermos colocar atalhos, documentos e tudo o que precisamos no Ambiente de Trabalho é ai que, de forma simples e arrumada, podemos colocar as aplicações que mais utilizamos e associar também ficheiros por elas utilizados.

A pequena dica que vamos deixar hoje vai ajudar-vos a manter a barra de tarefas um pouco mais limpa. Vamos remover o Skype dela sempre que este não esteja a fazer falta, ou seja, quando não estiverem com sessão iniciada.

Já vos apresentamos várias dicas para conseguirem remover aplicações que por norma não deveriam estar visíveis, enviando-as para a Área de Notificação. Por norma recorre-se ao artefacto de colocar as aplicações a correr em modo Vista ou XP.

Mas desta vez, e recorrendo apenas à alteração de uma parâmetro da configuração, o Skype vai ficar residente na barra de tarefas, mas apenas quando estiver  a ser utilizado. Ou seja, sempre que estiverem com sessão iniciada. Nas alturas em que o Skype estiver inactivo é enviado para a Área de Notificação.

Para iniciarem esta alteração devem então ter o Skype lançado e funcional. Depois, na sua interface principal, acedem ao menu Ferramentas e escolhem a opção Opções.

Ao fazerem isso será aberta a janela de configurações do Skype. Ai dentro devem navegar para o separador Definições Avançadas. Uma das opções presentes e que deverá estar seleccionada é “Manter o Skype na barra de tarefas durante a sessão“.

Devem retirar a selecção da caixa correspondente e carregarem no botão Guardar para aplicarem a alteração da configuração.

Para testarem se a operação realizada teve sucesso devem colocar-se na janela principal do Skype e fecharem a aplicação. Se tudo correr como previsto o ícone do Skype que estava a ocupar espaço na barra de tarefas deverá ter desaparecido.

Mas e para onde foi ele? Simples, está na Área de Notificação, mas provavelmente não o conseguem ver. E para o colocarem visível devem aceder à zona de personalização da Área de Notificação e indicarem que para o Skype devem apenas ser mostradas as notificações.

Se preferirem podem sempre chamar o Skype pelo Menu Iniciar que ele vai estar com sessão activa. E caso alguém inicie uma conversação convosco a janela correspondente será colocada em primeiro plano no vosso Ambiente de Trabalho.

Com esta pequena dica conseguem libertar um pouco mais de espaço na vossa barra de tarefas e contrariar uma opção um pouco intrusiva que o Skype colocou nas suas últimas versões.

Exit mobile version