Pplware

Dica: Recuperar a interface antiga do Google

Tal como noticiamos há dias neste artigo, a Google resolveu fazer uma alteração na imagem do seu motor de pesquisa. As razões apresentadas na altura para essas alterações prendiam-se com a necessidade de tornar ainda mais apelativa a sua página, mantendo no entanto o minimalismo que a caracteriza.

Para além das alterações estéticas foram ainda adicionadas funcionalidades que trouxeram para essa interface uma barra de selecção de parâmetros que nos permite refinar as pesquisas. Mas essas alterações mais pesadas não foram inteiramente do agrado da maioria dos utilizadores. A dica que vos trazemos hoje permite que recuperem a interface antiga do Google.

Apesar de serem muito úteis, para os utilizadores mais intensivos deste motor de pesquisa, as alterações introduzidas vieram complicar e tornar um pouco mais confusa a utilização deste serviço para os utilizadores mais comuns. O problema que agora existe é encontrar uma forma de reverter a página de pesquisa do Google para a que existia antes da alteração.

Naturalmente que existe uma forma rápida e simples de contornar este problema, mas a sua aplicação não é definitiva. Por essa razão vamos apresentar várias soluções para que possamos abranger o máximo de situações e de utilizadores.

A primeira solução e a mais simples, se bem que a menos definitiva, é alterarem o endereço de acesso ao Google. Deixem de aceder a www.google.com e passem a aceder a http://www.google.com/webhp?hl=all.

Esta página tem a interface antiga do Google. No entanto, não incorpora as adições recentes que foram colocadas no motor de pesquisa. Se optarem por ela, podem ler alguns artigos anteriores do Pplware e que explicam como adicionar ou alterar o motor de pesquisa do vosso browser:

Por forma a poderem usar o endereço indicado acima como um favorito, deixamos aqui um link “especial” e que podem guardar:

Google – Pesquisa na Interface Antiga

Mas se pretenderem uma solução mais definitiva, completa e que esteja perfeitamente integrada com o vosso browser podem sempre recorrer a extensões ou plugins. Os exemplos que vamos deixar abaixo foram testados por nós e funcionaram perfeitamente. Têm ainda a particularidade de estarem a utilizar a interface actual, despida de todas as barras adicionais e com as novas funcionalidades activas.

Chrome

Para o browser da Google recomendamos que instalem a extensão Hide Google Options e que se encontra disponível na página de extensões do Chrome. Esta extensão irá esconder a barra esquerda do Google sem comprometer a usabilidade do motor de busca da Google.


Download: Hide Google Options

Firefox

Para Firefox existe também uma extensão que permite “limpar” a interface do Google. Da mesma forma que a extensão para Chrome, esta irá esconder a barra esquerda do Google sem comprometer a usabilidade do motor de busca da Google.


Download: Hide Google Options

IE e Opera

Infelizmente para estes dois browsers não existe uma solução integrada e por isso apenas pode ser utilizado o endereço referido acima:

http://www.google.com/webhp?hl=all

Caso conheçam uma solução para estes browsers pedimos que a indiquem nos comentários. E essa solução será adicionada aqui.

Como podem ver existe sempre uma possibilidade para contornar o que não nos agrada. Quer seja através de um endereço alternativo ou através de uma extensão ou plugin para o vosso browser.

Ponderem se pretendem usar a interface nova do Google ou a anterior e caso decidam andar para trás no tempo têm aqui uma forma simples de o fazer.


Homepage: Google – Interface Actual
Homepage: Google – Interface Antiga

Exit mobile version