Pplware

Dica Linux: Abra uma consola “aqui”

Quantas vezes sentimos a necessidade de abrir uma consola dentro de uma determinada pasta? Bastantes vezes, se não vejamos:

É pedido que execute um certo comando na consola num determinado directório, e quem sabe, executar algum ficheiro. Para isso, tem de abrir a consola, e segue-se um constante saltitar de pasta em pasta com o comando “cd” (change directory, para mudar de pasta) na linha de comandos, até se atingir a pasta pretendida.

Para um utilizador comum, recém-chegado ao mundo Linux ou mesmo alguém mais preguiçoso ou simplesmente prático, não seria mais confortável ter uma pequena entrada no menu de contexto (menu right-click) que permitisse abrir uma consola na pasta actual?

É é mesmo isso que a Dica Linux de hoje propõe.

O plugin maravilha que permite a acção anteriormente descrita está disponível para o Nautilus, o gestor de ficheiros do Gnome. Portanto, se utiliza o Gnome, seja qual for a sua distribuição de Linux, pode instalar o nautilus-open-terminal, que deverá estar presente no seu gestor de pacotes. Caso não o encontre, pode sempre descarregá-lo deste site e instalá-lo manualmente.

Se é utilizador de Ubuntu ou qualquer outra distribuição baseada no Debian, pode instalar o plugin carregando apenas AQUI, e seguindo as instruções.

Caso o processo anterior não surta efeito, pode sempre introduzir na consola o seguinte comando:

sudo apt-get install nautilus-open-terminal

Ou então procurar o pacote nautilus-open-terminal no Synaptic (menu Sistema > Administração > Gestor de Pacotes Synaptic), e instalá-lo, segundo um dos meus screencasts anteriores: Screencast Ubuntu – Gestor de Pacotes Synaptic.

NOTA: É natural que após a instalação do plugin não veja imediatamente a opção no menu de contexto, precisa de reiniciar o Nautilus. Para isso pode reiniciar o sistema ou fazem um simples logout e depois login. Ou pode ainda, mais rapidamente, carregar em ALT+F2, escrever na janela que aparece: killall nautilus. De seguida, faça a mesma combinação de teclas ALT+F2 e digite nautilus.

Por fim, pode ainda ver o meu vídeo demonstrativo, que mostra o potencial deste simples mas poderoso plugin.

Outras dicas relacionadas:

Exit mobile version