Pplware

Dica: Instalar fonts Mac no Linux

Hoje em dia não existe um sistema operativo melhor do que o outro. O melhor é aquele que nos serve e que nos consegue facilitar os processos que nos são servidos tanto ao nível profissional como na nossa vida escolar ou mesmo num ambiente lúdico. Agora o que também é verdade, é que cada um dos mais preponderantes sistemas operativos têm “peças” que são melhores do que outras existentes nos demais sistemas. É inegável que a Apple entre outras coisas, desenha bem tipos de letras e que foi pioneira nalgumas fontes hoje utilizadas por todos nós.

Esta pequena dica que vos vamos deixar vai ao encontro destas verdades que eu vos deixei em cima. Então, vamos explicar como podemos instalar algumas das fontes que a Apple usa, nos seus sistemas operativos, num qualquer Linux.

Esta dica não tem uma carga “emocional” que vos leve ao “êxtase”, não é nenhuma pérola mas serve para aqueles que pretendem ter no seu Linux um pouco mais de qualidade nos caracteres que visualizam.

Não é a primeira vez que falamos neste assunto, já anteriormente o fizemos nesta compilação deixada para o Ubuntu.

Mas vamos então passar à acção. Para a aplicarmos necessitaremos que tenham disponível no vosso Ambiente de Trabalho uma shell.

Naveguem então para uma pasta onde normalmente descarregam os vossos downlods e executem os seguintes comandos:

wget http://ubuntu-debs.googlecode.com/files/macfonts.tar.gz
tar zxvf macfonts.tar.gz
sudo cp -r macfonts/ /usr/share/fonts/
sudo fc-cache -f -v

No final e depois de todo os processos de instalação das fontes, não vão notar nada de diferente no vosso sistema. As diferenças vão notar quando forem alterar as fontes aplicadas às janelas e botões do vosso Linux. Passam a ter disponíveis mais as fontes que instalaram antes.

Fica então aqui explicada a forma de instalarem algumas fontes Mac no vosso Linux. Infelizmente ainda só podemos transportar entre sistemas operativos estas pequenas coisas. Mas no dia em que pudermos transpor aplicações, de forma tão simples como esta dica, teremos a certeza que estamos no caminho certo… o caminho que nos levará definitivamente para o melhor sistema operativo, aquele que reúne debaixo do mesmo “tecto” o melhor de cada um.


Homepage: Pacote de fontes Apple

Exit mobile version