O IMEI de um telefone é o seu identificador único e que o identifica na rede. Este número pode ser usado para facilmente se identificar qualquer equipamento, garantindo que é o de um determinado utilizador.
Por vezes, e quando menos esperamos, precisamos de aceder a este número, que por norma obriga ao acesso físico ao equipamento.
Mas a Google, para os equipamento Android, facilitou a vida aos utilizadores e dá acesso ao IMEI de qualquer smartphone directamente na conta Google a ele associada.
Sempre que precisamos de saber o IMEI de um smartphone temos de aceder fisicamente ao equipamento, para o consultar na zona de informações do dispositivo.
É também normal necessitamos de aceder a essa informação quando o equipamento já não está na nossa posse, provavelmente porque foi roubado e querem que a vossa operadora o bloqueie ou quando querem apresentar queixa na polícia.
Algo que nunca fazemos é ter uma cópia do IMEI guardada para estas eventualidades, o que é também normal. Mas a Google resolveu facilitar a vida aos seus utilizadores e tem essa informação guardada dentro dos dados da conta associada.
Encontre o IMEI do seu smartphone Android
Comece por aceder ao endereço das Definições de Conta da conta Google associada ao Android. Esta é a zona da sua conta Google onde pode configurar vários parâmetros associados à mesma.
Entre as muitas definições disponíveis existe uma que lhe dá acesso ao Painel de Controlo dos dados dessa mesma conta. É aqui que deve entrar.
Uma vez dentro dessa zona poderá encontrar todos os dados associados aos diferentes serviços que tem disponíveis e onde pode verificar muita outra informação.
O que procura é a zona associada ao Android, que deve expandir e onde terá acesso a informação sobre os diferentes equipamentos a que essa conta já esteve associada.
Expanda essa zona do Android e vai ver surgir, para cada dispositivo, várias informações específicas e associadas ao smartphone que procura.
A principal e primeira informação que vai ver surgir é o que procuramos. O IMEI vai estar bem visível e pronto para ser copiado. Aproveite e veja também outros dados, como o modelo do smartphone, o fabricante e também a rede a que está ligado.
Está ainda disponível informações sobre a última vez que esse dispositivo se ligou aos serviços da Google e qual a última actividade registada.
Agora já sabe como pode aceder ao IMEI do seu Android sem ter de se preocupar quer em guardá-lo antecipadamente ou em aceder fisicamente ao dispositivo.
Mesmo de pois de o deixarem de usar a Google vai ter essa informação guardada e pronta a ser acedida.
Só não podem esquecer de configurar o Android com a vossa conta Google! Esta é a única parte que precisam de realmente fazer para vossa segurança.