Desde que migrei do Firefox para o Chrome que tudo se tornou um pouco mais rápido e fácil. A nível de extensões estou completamente servido e em termos de funcionalidades obviamente que não tenho (nem posso ter) razões de queixa.
Mas, como nem tudo pode estar a gosto, existe algo que me atrapalha: o leitor PDF do Chrome.
Abrir um PDF é uma tarefa bastante comum e banal. Mesmo por isso, provavelmente, o Chrome incluiu um leitor rápido para evitar a instalação de um leitor de PDFs externo. Sem dúvida que é uma boa ideia, mas o leitor é básico de mais e nem sempre funciona bem. Prefiro mil vezes o meu Foxit Reader.
Segue-se o simples procedimento de como desactivar este leitor.
Por definição, o leitor PDF do Chrome encontra-se activo e ao clicar num link de um PDF, este é aberto automaticamente sem fazer o download (visível a nós) desse PDF. São-nos dadas 4 funcionalidades a partir dos botões desse leitor: redimensionar automaticamente em largura ou em altura e fazer zoom-in ou zoom-out. Se se pretender guardar o PDF para abrir noutro leitor (externo) basta um clique direito e escolher a opção “Guardar como…”.
Eu, como prefiro ver os PDFs no meu leitor de eleição, preferi excluir o passo que referi anteriormente e abrir imediatamente no leitor externo. Além disso, por várias vezes que usei o leitor do Chrome, foi-me impossibilitado de fazer scroll, ficando o PDF bloqueado no local onde abriu.
O leitor PDF do Chrome não é mais que um plugin. Portanto, para o deixar de usar, basta desactivá-lo.
Processo de desactivação
- Abrir o browser Google Chrome;
- Escrever chrome://plugins na omnibar (ou fazer drag & drop para a omnibar do link atrás);
- Procurar o plugin “Chrome PDF Viewer” e desactivá-lo, clicando em “Desactivar”;
- Feito.
A partir de agora, em qualquer link de um PDF que se clique, é automaticamente feito o seu download e aberto no leitor PDF externo pré-definido.