Pplware

Dica: corrigir problema do plugin Flash no Chrome dev

A versão dev do Google Chrome permite, tal como o nome indica, antecipar as novidades do que será uma próxima versão estável e testar o que está ainda a ser desenvolvido. Tudo isto traz, obviamente, algumas desvantagens. Acima desta versão, em termos de estabilidade, existem mais duas … portanto, por algum motivo é.

Recentemente deparei-me com algumas dificuldades no uso de conteúdos flash (aparentemente depois de uma actualização) como vídeos do Sapo, outros vídeos que não os do YouTube, ferramenta de upload do WordPress… tudo isto devido à dependência do plugin. Este problema obrigava-me a recorrer ao Firefox para usar tais conteúdos.

Fiz algumas pesquisas e não encontrei informação útil. Decidi tentar alterar umas definições e “voilá”, encontrei solução.

O plugin flash vem integrado Chrome, já desde há algum tempo, de modo a facilitar a vida ao utilizador evitando a necessidade de instalação manual. Pois bem, é aqui que reside o problema.

Como também tenho o Firefox e o Internet Explorer instalados, é-me necessário manter o plugin do Adobe Flash Player instalado no sistema. Só estão nesta situação os utilizadores com o Adobe Flash Player instalado.

Ao aceder ao separador de plugins no Chrome (escrever chrome://plugins na omnibar) é possível ver que existem 2 ficheiros associados ao plugin Flash: um deles instalado no sistema e outro na pasta do Chrome.

No sentido de resolver o problema, tentei desactivar ambos, nas 3 combinações possíveis, e concluí que o problema reside no plugin incorporado no Chrome, portanto, este deve ser desactivado deixando apenas activo o plugin do sistema.

Resumindo, se se encontrar nesta situação, o procedimento é:

Note-se que, ao que apurei, este é um problema intermitente e que poderá não ocorrer na generalidade.

Para tentar tirar mais conclusões acerca do problema, experimentei instalar a versão stable do Chrome e verificar se o mesmo ocorria lá: não ocorreu! Após instalar novamente a versão dev, mesmo com os 2 plugins activos, o problema não voltou a verificar-se. No entanto, não existe qualquer vantagem em ter ambos os plugins activos, portanto é de todo benéfico usar apenas um.

Recomendo também que actualize a versão do Adobe Flash Player caso a sua versão não seja a mesma da imagem acima (v10.1.102.64). Para tal deve primeiro desinstalar a versão actual e depois instalar a nova versão. Use o link abaixo.


Sistemas Operativos: Windows [todos]
Download: Adobe Flash Player

Exit mobile version