Pplware

Dica: Como apagar contactos que são sugeridos no Gmail

Muitas pessoas não usam um cliente de e-mail e tudo o que fazem nas suas contas, fazem via webmail. Na verdade, é uma boa prática, para gerir o e-mail, embora não dê para todos. Falando agora na realidade do Gmail, quando estamos a usar este serviço, damos conta que ele vai agregando “tralha” que até nos pode prejudicar. Colecionar contactos de e-mail é um desses problemas. Há pessoas que não queremos que nos sejam sugeridas.

Hoje vamos mostrar como podemos apagar os contactos do Gmail que são os chamados Contactos frequentes.


Por acidente foi enviado um e-mail para um contacto errado e causou embaraço

Há dias, um dos nossos visitantes deixou no Consultório Pplware, uma questão e uma situação que lhe aconteceu.

Ele trabalha bastante com e-mail e, ao responder a um cliente, colocou na área de endereço de e-mail o novo do cliente (ex. Carlos). Ao fazê-lo apareceram várias sugestões do nome que ele queria escolher. De notar que este e-mail continha em anexo um orçamento para um trabalho.

Em seguida, clicou num dos contactos que surgiram. Contudo, não reparou que ao escolher, o “Carlos” que foi inserido como destinatário não era o seu cliente. A pressa é inimiga da perfeição e ele enviou o orçamento para um “Carlos” que não tinha nada a ver com o trabalho. Na verdade, até criou uma situação de conflito de interesses, como referiu o nosso visitante.

Mas afinal, como podemos apagar estes endereços que ficam nos contactos e que não fazem parte da nossa lista de contactos autorizados?

O Gmail, na sua app Contactos, vai colecionando os endereços quer os que colocamos, quer os que sincronizamos das nossas contas associadas a smartphones. É ainda criada uma lista a que chama de Contactos frequentes.

 

O que são os contactos frequentes?

Estes endereços de e-mail que ficam guardados e que são sugeridos quando vamos enviar um e-mail, são recolhidos de correspondência que recebemos e que, eventualmente, até respondemos. Sendo ainda usados mais que uma vez. Contudo, não são contactos “nossos” autorizados, são associados aos nossos contactos pelo automatismo do Gmail.

 

E como os podemos remover?

Para remover estes endereços, temos de ir a Contactos que existe no grupo de aplicações do Google, que se encontra no canto superior direito dentro do nosso Gmail, por exemplo, ou diretamente através deste link.

Como podemos ver na imagem em baixo, vamos à opção que diz Contactos frequentes.

Agora, teremos uma visão dos contactos que o Gmail associou a esta lista. Estes endereços servem, segundo a Google, para que o Gmail os possa sugerir de forma rápida, enquanto colocamos um nome no destinatário.

Ele sugere pelo nome e adiciona o e-mail. Por norma nem temos associado o número de telefone. Contudo, há pessoas que aproveitam para adicionar mesmo assim à sua lista.

Para os remover, como vemos na imagem em cima, selecionamos todos os que queremos remover, clicamos nos 3 pontos por cima dos contactos e, em seguida, na opção Eliminar. Serão apagados todos os que não forem os contactos que queremos.

Em resumo, se tivermos sempre esta área bem optimizada, não corremos o risco de enviar correspondência para terceiros que nada têm a ver com o que estamos a enviar. Há casos que podem ser muito complicados.

Exit mobile version