A nova versão do Google Maps para dispositivos móveis, que ontem apresentámos, traz algumas novidades que vão com certeza ser usadas por todos para retirarem ainda mais desta excelente aplicação e deste serviço.
No entanto algumas foram retiradas e uma delas era muito usada por todos os seus utilizadores. Falamos da possibilidade de serem guardados mapas em modo offline para posterior utilização em situações em que não existe acesso à rede ou se preferirem não gastar o vosso plafond 3G.
Mas felizmente foi descoberta uma forma simples de ter de volta esta funcionalidade, sem necessidade de qualquer alteração na aplicação.
A nova aplicação da Google para dispositivos móveis do seu serviço de mapas tem uma nova cara e novas funcionalidades. Está mais simples de usar e todos podem por isso beneficiar da sua instalação.
Foi ontem disponibilizada a versão para Android e está já disponível para que todos a possam instalar. Os utilizadores de iOS vão ter de aguardar mais algum tempo para que a Google a disponibilize.
Se as novas funcionalidades são bem vindas, algumas das que foram retiradas não foram do agrado os utilizadores. A que mais falta fazia era a possibilidade de os utilizadores poderem gravar os seus mapas para os seus dispositivos e assim usarem-nos quando não tivessem a possibilidade de aceder à rede.
Este modo offline é extremamente útil para todos pois permite poupanças de dados ou a utilização do Google Maps em qualquer situação.
A Google tem estado a trabalhar no sentido de trazer de volta esta funcionalidade e há já uma forma simples de terem o modo offline nos vossos dispositivos.
Como gravar um mapa em modo Offline
Apesar de ter desaparecido a opção para gravar os mapas em modo offline, a Google permite que o façam com o recurso a uma simples pesquisa. É uma das funcionalidades não documentadas, mas que funciona da forma como os utilizadores pretende.
Para gravarem os vossos mapas devem começar por pesquisar ou navegar para o local que pretendem gravar.
Chegando ao local e ao zoom pretendido devem clicar na caixa de pesquisa e escrever ok maps (podem também escrever okay maps)
De imediato esse mapa fica guardado em cache e poderá ser usado em modo offline. Para o testarem podem desligar os dados vosso dispositivo e navegar para a zona que gravaram.
Devem ter presente que as funcionalidades adicionais que o Google Maps disponibiliza não vão funcionar neste modo offline, mas isso já acontecia antes. As indicações e a navegação não vão estar disponíveis pois dependem da comunicação com os servidores da Google.
Este é um excelente modo de ter para já o modo offline. A Google está a trabalhar numa forma de os trazer nativamente à aplicação, mas até lá apenas está disponível este método (não oficial).