Pplware

Dica: Como ter mapas offline no Google Maps para iOS

Depois de terem apresentado já este mês a nova versão do Google Maps para Android e iOS, tal como o fizeram também já para todos os utilizadores da versão desktop, a Google acabou por lançar também a versão para iOS.

Tal como na versão para Android, também esta versão para iOS tem em falta a capacidade de gravar mapas em modo offline, de forma nativa. Esta opção nunca este disponível no iOS, mas, tal como a versão para Android, também agora existe um pequeno truque para podermos ter os nossos mapas acessíveis em qualquer lado, mesmo sem rede.

A nova cara do Google Maps tem agradado aos utilizadores e o próprio serviço está diferente, mais centrado no que os utilizadores realmente necessitam e procuram, e menos no serviço de mapas por si.

Esta nova interface está mais polida e mais integrada nos sistemas onde está a correr, sendo menos um serviço de mapas simples de usar e com a pesquisa a permitir encontrar o que os utilizadores pretendem e querem achar.

Ao estar mais “limpo” e com menos funções e opções, fica mais simples de usar e mais centrado no que é pretendido.

A aplicação para mapas da Google nunca teve a opção de ter mapas em modo offline, ao contrário da versão para Android, mas o mesmo pequeno truque que podemos usar na nova versão, no Android, podemos também aplicar no iOS e assim ter os mapas em modo offline em qualquer altura, mesmo quando não temos rede.

Como gravar um mapa em modo Offline

Para gravarem um mapa no vosso dispositivo devem apenas navegar para a área que pretendem guardar. Coloquem essa área no centro do vosso mapa, com um zoom generoso, o mais aproximado daquilo que pretendem usar.

Depois disso apenas necessitam de escrever na caixa de pesquisa o termo Ok maps e efectuar a pesquisa.

De imediato o mapa será guardado no vosso iPad ou iPhone para ser usado posteriormente, assim que precisarem e não tenham rede.

O ecrã do dispositivo vai mostrar o mapa a ser guardado, com o recurso ao cursor da aplicação e com a indicação de que o mapa está a ser pré-carregado.

Notem que esta função não pode ser usada em áreas demasiado grandes, pelo que é aconselhado que naveguem para uma área aproximada daquilo que pretendem, garantindo assim que o mapa é guardado.

Caso a área que escolherem seja demasiado grande e o Maps não a possa guardar, a aplicação mostrará em rodapé uma mensagem a indicar essa situação.

Basta fazerem zoom e tentarem novamente a sua gravação.

Este pequeno truque garante que conseguem usar o Maps em qualquer lado, mesmo quando a rede está inacessível e, em situações normais, não o poderiam usar.

Não é uma forma declarada de ter mapas offline, mas permite que consigam ter os mapas em qualquer lado e em qualquer altura.

Se usam o Google Maps e necessitam desta função então só têm de se precaver antes e no local certo usar o que guardaram.


Download: Google Maps para iOS 2.0
Homepage: Google Maps

Exit mobile version