Se é utilizador dos computadores da Apple, certamente sabe que pode utilizar a assistência remota disponível no macOS. Isto é, entre computadores da Apple não precisa de aplicações do tipo TeamViewer e afins. A Apple tem uma ferramenta embutida no seu sistema operativo e até pode invocar ajuda via app Mensagens.
Os utilizadores do macOS podem usar a app Mensagens para enviar e receber mensagens de outros utilizadores da Apple. Mas, esta app permite igualmente outras funcionalidades de ajuda remota. Vamos ensinar a usar esta funcionalidade.
Assistência Remota solicitada por mensagem
Um dos recursos disponíveis na app Mensagens é a capacidade de partilhar o seu ecrã com outro utilizador. Isso poupará o esforço de ter que instalar aplicações de terceiros para ter acesso remoto a outro Mac. Por vezes quer o utilizador precise de ajuda, quer queira prestar essa ajuda, o acesso remoto à máquina é fundamental.
Vamos então mostrar como pode partilhar o seu ecrã com outra pessoa recorrendo à app Mensagens.
Obs: é recomendável partilhar o seu ecrã apenas com alguém que conheça e confie, pois partilhar o ecrã permite que outras pessoas possam controlar o seu computador e ter acesso aos seus ficheiros.
Como funciona a partilha do ecrã por Mensagens?
Este método de partilhar o ecrã do seu Mac (ou ter acesso a um ecrã de outra pessoa) funciona somente na ferramenta Mensagens no Mac, o que significa que o utilizador não conseguirá ter acesso a um ecrã do iPhone / iPad, mesmo que tenha a app Mensagens ativada.
Como será utilizada a app Mensagens, terá necessidade de garantir que quer o utilizador que vai ter acesso, quer o utilizador que permite o acesso tenham ligação iCloud e a app Mensagens ligada.
Para verificar essas condições faça o seguinte:
1 – Abra a app Mensagens no seu Mac.
2 – No menu superior, clique em Mensagens -> Preferências.
3 – Em Definições de iMessage, verifique se o seu Apple ID está listado corretamente e se a opção “Ativar esta conta” está marcada.
Agora, para partilhar o seu ecrã siga as etapas abaixo:
1 – Na app Mensagens no seu Mac, encontre o contacto com o qual deseja partilhar o seu Mac e inicie uma conversa. Pode fazer isso clicando em Ficheiro -> Nova mensagem e selecionando o contacto que deseja em Destinatários.
2 – Clique no pequeno menu suspenso no contacto e escolha entre as seguintes opções:
- Se quiser partilhar o seu ecrã com estes contactos, selecione Convidar para partilhar o meu ecrã. Se quiser solicitar que o contacto partilhe o ecrã dele, basta selecionar Pedir para partilhar o ecrã.
- Alternativamente, o utilizador também pode escolhê-las no menu superior clicando em Contactos -> Convidar para partilhar o meu ecrã. (Esta opção nem sempre funciona, por isso use a opção descrita em cima.)
Nota: Se as opções Convidar para partilhar o meu ecrã ou Pedir para partilhar o meu ecrã estiverem inativas, é provavelmente por um dos dois motivos: o contacto que o utilizador selecionou não está num Mac / não tem iMessage ativado no seu Mac, ou o utilizador não selecionou a Conversa antes de iniciar a partilha do ecrã. Uma verificação rápida em ambos deve corrigir o problema.
3 – A pessoa do outro lado receberá uma notificação para visualizar o seu ecrã. Se o destinatário aceitar irá poder então ver o ecrã de quem solicitou remotamente.
4 – Aqui, por predefinição, a Apple não permitirá que o contacto controle o seu ecrã e, em vez disso, apenas o consiga ver. Se o utilizador quiser solicitar acesso remoto, clique no ícone Controlo no canto superior esquerdo da janela.
5 – Por outro lado, se estiver no lado da partilha do ecrã e quiser conceder controlo de acesso, poderá fazê-lo selecionando o ícone Partilha de ecrã na barra de menus e pode escolher a opção Permitir que o “contacto” controle o meu ecrã.
6 – Uma vez feito, basta fechar a janela como normalmente fecha uma app, clicando no círculo vermelho no canto superior direito. Também pode pausar ou encerrar a partilha do ecrã a partir do ícone da barra de menus. Isso encerrará a partilha do ecrã.
Portanto, este recurso existe nativo no seu sistema operativo Apple e pode ser muito importante. Imagine que está com problemas e quer uma ajuda? Imagine que quer ajudar alguém remotamente? Tudo isto é simples com as ferramentas Apple ao seu dispor.