Pplware

Dica: como impedir o Android de seguir a localização

O acesso e serviços de localização pelos nossos dispositivos acaba por trabalhar a nosso favor. Com efeito, desta forma o sistema pode sugerir-nos restaurantes, bem como outros pontos de interesse. Aliás, é uma das caraterísticas mais úteis quando estamos numa cidade até então desconhecida. Porém, nem sempre queremos partilhar estes dados com a Google, mas temos que saber como controlar o smartphone Android.

Portanto, vamos agora dar-lhe a conhecer como pode desativar e eliminar o registo e seguimento da sua localização. Para tal, utilizaremos um smartphone Android como exemplo e algumas aplicações.


Pretendemos mostrar-lhe como controlar o que o seu smartphone pode, ou não, recolher em termos de dados de localização. Ainda assim, caso queira eliminar os dados já recolhidos até então, deverá aceder aos mais variados serviços. Aí procurando a forma de, em cada um deles, eliminar a informação já guardada.

Em primeiro lugar, parar os serviços de localização da Google

A gigante norte-americana pode fazê-lo de várias formas, e através de vários mesmos. Aliás, não é só através do Google Maps, mas também através das várias aplicações de sua autoria – e não só. Portanto, se não quiser que o seu smartphone (ou tablet) saiba exatamente onde é que você está, há uma forma de o impedir.

Contudo, perderá várias ações automáticas como, por exemplo, as aplicações de meteorologia, Uber e similares, bem como qualquer outra app que dependa do acesso contínuo ou esporádico à sua localização. Assim, se a sua decisão está tomada e está ciente das consequências, está na hora de tomar controlo.

Parar o registo da localização no browser

É uma tarefa que pode demorar algum tempo, sobretudo se tivermos em consideração o histórico detalhado – e múltiplo –  que a Google regista. Aliás, certos pontos até o surpreenderão, de tão detalhados que conseguem ser, incluindo uma transcrição fiel das perguntas que coloca à Google Assistant, mas há muito mais.

Em seguida, feita a seleção dos serviços que deseja manter ativos e dos que deseja impedir, terá assim colocado um ponto final à recolha de mais dados de localização. A partir daí, o seu smartphone Android deixará de enviar à Google os dados que escolheu e selecionou dentro do menu supracitado.

Contudo, os dados de localização recolhidos até então continuam nas bases de dados da Google. Portanto, caso os queira apagar total ou parcialmente, também há forma de o fazer. Mais uma vez, estamos aqui a referir-nos à informação previamente recolhida pela Google através do seu smartphone ou outro dispositivo móvel.

 

Parar os serviços de localização da Google no seu Android

Esta é a parte mais fácil, contudo, exige alguns passos que daremos a conhecer em seguida:

Parar os serviços de localização no smartphone Android

Caso queira manter alguns dos serviços Google ativos, permitindo-lhes acompanhar a sua atividade, mas simplesmente não quer que a sua localização seja registada pelo smartphone, poderá fazê-lo de forma simples. Assim sendo, basta aceder às “Definições ” – Segurança & Localização (ou Ecrã de Segurança e Bloqueio). Aí procure pelo separador Privacidade e encontrará, logo em seguida, a opção “Localização” que pode desativar.

Ainda dentro do seu smartphone Android pode definir quais aplicações podem aceder e utilizar a sua localização. Ao mesmo tempo, relembramos que as aplicações podem utilizar várias fontes de informação para determinar a sua localização, desde o GPS, redes Wi-Fi, sinal de rede, bem como outros sensores.

Determine o que cada app pode recolher no seu smartphone Android

Tomando como exemplo a quarta imagem, pode determinar o comportamento de cada aplicação e o acesso, ou não, à sua localização. Em síntese, temos aqui de um controlo granular do que cada app pode recolher através do seu smartphone Android. A partir daí, o controlo ficará nas suas mãos.

Alternativamente, no seu smartphone Android, pode desativar a localização através da barra de notificações e atalhos / definições rápidas. Com efeito, desde que o ícone desta definição esteja presente na barra de topo, bastará deslizar para baixo, para poder desativar esta opção, tal como controla o Wi-Fi, Bluetooth, etc.

Por fim, cumpre ainda salientar que aplicações como o Facebook também recolhem os seus dados de localização. Nesse caso, terá que entrar na aplicação ou página da rede social, aceder às definições e aí navegar até à seção com os seus dados.

Exit mobile version