Os nossos dispositivos móveis estão cada vez mais equipados e capacitados para executarem as tarefas que lhes exigimos.
O hardware que actualmente os equipam permitem que possamos ter várias aplicações a correr em simultâneo e que lhes acedamos de forma rápida e sem que se perca qualquer informação ou processo que estivesse a correr.
A totalidade dos sistemas operativos móveis já o suporta e cada um tem uma forma de acesso a essas aplicações. Hoje vamos ver como o fazer no Windows Phone.
Esta capacidade de multi-tarefa dos sistemas operativos móveis permite que os seus utilizadores consigam alternar entre aplicações de forma simples, sendo que estas se mantêm a correr de forma transparente ou em pausa, sempre que o utilizador necessita de aceder a uma nova aplicação.
Ao acontecer essa mudança a aplicação que estava a ser usada é colocada em fundo e o utilizador pode sempre voltar a ela, sempre que necessite.
Como posso alternar entre aplicações
A forma de usar a multi-tarefas não exige qualquer intervenção do utilizador e é gerida pelo sistema operativo.
A única intervenção necessária é no momento em que os utilizadores pretenderem alternar entre aplicações.
Para fazerem o acesso à lista de aplicações que estão a ser executadas em fundo, os utilizadores do Windows Phone apenas necessitam de carregar sem soltar o botão Anterior (
Independentemente do que esteja a fazer no telemóvel, é apresentado o Comutador de aplicações, que mostra as aplicações que utilizou mais recentemente.
Deslize rapidamente por elas e toque numa para retomar a execução onde a deixou. O seu Windows Phone memoriza tudo para si.
Se pretenderem fazer um intervalo quando estiver a jogar um jogo para navegar na Web e consultar o e-mail, primam o botão Iniciar (
Quando estiver pronto, o Comutador de aplicações permite-lhe regressar imediatamente à aplicação anterior e ao que estava a fazer.
Notas
- Existe um limite para o número de aplicações que o telemóvel consegue memorizar de uma só vez, o que depende do respetivo modelo e memória. Quando atingir o limite, as aplicações que não utilizou durante algum tempo deixam de ser apresentadas no Comutador de aplicações, como tal, tenha cuidado para não se afastar demasiado de uma aplicação, se pretende regressar.
- As aplicações utilizadas recentemente não são apresentadas no Comutador de aplicações depois de desligar o telemóvel ou ter mudado de uma aplicação através do botão Anterior (
).
Esta funcionalidade está disponível em qualquer uma das versões do Windows Phone. Pode por isso ser usada em qualquer equipamento que tenham este SO como a sua base.