Por norma o utilizador gosta de ter sempre instalado no seu sistema as últimas versões de qualquer software. Quando saiu o Windows Live Essentials 2011, decidi de imediato actualizar o meu MSN, para poder usufruir de todas as novas funcionalidades anunciadas. No entanto, ao contrário daquilo que é normal com as versões do Messenger, a versão 2011 do cliente mais popular de IM não tem conquistado os utilizadores, que em muitos casos voltaram à versão 2009 (mais simples e mais leve).
Actualmente, e tal como anunciado no artigo do Pedro Simões (ver aqui), a Microsoft desactivou temporariamente por questões de segurança os links no Messenger 2009.
Será que é possível voltar a ter essa funcionalidade activa?
Antes de ensinar como activar os links no Messenger é hora deixar algumas notas de boas práticas na utilização do Messenger:
- A Microsoft desactivou os links da versão 2009 do Messenger por questões de segurança, salvaguardando assim o utilizador final. No caso de proceder à activação da funcionalidade, o utilizador deve estar consciente dos riscos de tal alteração.
- Não “cliquem” em links estranhos, mesmo que estes sejam enviados por amigos
- Não aceitem ficheiros dos quais não conhecem o seu conteúdo
- Não usem a vossa conta de MSN em computadores públicos (ex. cyber cafés, bibliotecas, espaços Internet, etc)
- Tentem decorar a vossa password em vez de a escrever
- Não deixem as sessão abertas
- Se possível, utilizem sempre a última versão do MSN uma vez que é mais estável e seguro
Depois de algumas boas práticas de utilização do MSN, vamos então apresentar a dica que nos foi trazida pelo nosso leitor So7t.
O processo é bastante simples. Basicamente apenas temos de trocar o ficheiro executável do Windows Live Messenger (versão WLM 14.0.8117.416) por uma versão modificada (que permite links activos). É importante que desliguem o Windows Live Messenger para que o processo associado ao mesmo não esteja em execução.
Em seguida, basta ir ao menu iniciar, seleccionar Windows Live Messenger, depois escolher Properties e na janela aberta escolher a opção Open File Location.
Depois na pasta aberta, basta lá colocar o novo executável que podem fazer download a partir do seguinte link. Depois de substituído o ficheiro, apenas é necessário voltar a iniciar a sessão e começar a usufruir do Windows Live Messenger em pleno.
Esperamos que esta dica tenha sido útil e desde já o nosso agradecimento ao nosso leitor So7t.
Artigos relacionados:
- Foi lançado o Windows Live Essentials 2011 Final
- Microsoft desabilita temporariamente links no Messenger 2009