A facilidade e rapidez com que transferimos dados na Internet é uma das suas melhores características. A informação está ali à nossa disposição e o que temos de fazer é apenas copiá-la para onde pretendemos. Esta facilidade levou a que surgissem serviços onde podemos colar os pequenos pedaços de informação que vamos recolhendo para mais tarde a processarmos ou a que possamos copiar essa informação para uma mensagem de email e a enviemos a quem bem entendamos.
No entanto, sempre que copiamos texto entre separadores ou janelas dos browsers a formatação que vem embebida. Isso mantém o texto como estava, mas pode representar um problema ou pelo menos um trabalho adicional. Essa formatação pode ser retirada através da utilização de ferramentas externas ou recorrendo a um pequeno truque se forem utilizadores do Chrome. E é esse truque que vamos explicar hoje.
Uma das coisas que aprendemos quando começamos a utilizar um computador é a forma mais habitual de copiar e colar texto. Na maioria dos sistemas operativos é recorrendo aos famosos atalhos atalhos Ctrl + c e Ctrl + v. Desta forma conseguimos de forma fácil copiar texto entre aplicações ou janelas, sem termos de estar a recorrer a menus de edição ou a usar excessivamente os botões do rato. Tudo se pode fazer com o teclado.
A dica que vos vamos apresentar é extremamente simples, mas apenas funciona com o browser da Google, em qualquer das versões disponíveis. Por isso se são utilizadores deste browser aproveitem-na. Se não são deveriam começar a ponderar a mudança, pois estes pequenos pormenores fazem a diferença e estão presentes.
O processo de cópia de texto continua a ser feito da mesma forma habitual, recorrendo à combinação de teclas Ctrl + c, mas a diferença está na forma de colar. Se pretenderem manter a formatação que está na página Web, então utilizem o também habitual Ctrl + v, se quiserem perder a formatação que o texto traz, então devem usar a combinação de teclas Ctrl + Shift + v. Caso estejam num Mac, a combinação é Comand + Shift Option + v.
Como podem ver na imagem abaixo, a diferença é bem notória. O primeiro texto foi copiado sem manter a formatação e o segundo manteve-a. Reparem na diferença da fonte, nos bullets e nos links. A diferença é óbvia.
Se estão a pensar na forma de poderem usar esta dica, lembro a chatice que é quando querem incorporar um pedaço de texto vindo de uma página numa mensagem do Gmail ou outro serviço de Webmail. A formatação que esse texto traz passa a ser a activa para o resto do texto que forem escrever e ficam com uma mensagem escrita a duas formatações.
Outra utilização possível é quando pretendem colar texto num documento do Google Docs. Mais uma vez a formatação que vai passar a ser a activa é que for trazida da página web de onde copiaram o texto. Todo o trabalho de reformatar o texto pode ser evitado se usarem este atalho em vez do que normalmente utilizam.
Habituem-se então a usar este novo atalho, que não é assim tão diferente do original, e deixam de ter de usar o notepad, ou outra ferramenta similar, para remover a formatação dos textos que trazem da Internet.