Por Rogério Moreira para o Pplware.com
Se tiver um Mac portátil, o Time Machine efectua cópias, de hora a hora, dos ficheiros que foram alterados. Estes “instantâneos locais” são armazenados no disco interno do computador e são separados das cópias de segurança armazenadas no disco de cópia de segurança (não são guardados instantâneos locais em computadores de secretária Mac).
Estas cópias são importantes, contudo, caso as tenhamos noutro sítio, podem ocupar espaço vital e é por isso que vamos ensinar a desligar (e a ligar) estes backups.
Como funciona este processo dos backups locais?
O OS X Mavericks alterou o funcionamento deste processo. Assim, actualmente, é guardado um único instantâneo diário a cada 24 horas, a contar da hora a que o computador é iniciado ou reiniciado. É guardado um único instantâneo semanal (para cada semana).
Se o espaço livre em disco atingir valores muito baixos, são efectuadas eliminações suplementares:
- Quando o espaço livre em disco é inferior a 20% do espaço disponível total, o Time Machine remove instantâneos começando pelos mais antigos. Assim que o espaço livre for superior a 20%, o Time Machine pára de remover instantâneos.
- Se o espaço livre do disco cair abaixo dos 10% ou for inferior a 5 GB, a remoção de instantâneos torna-se uma prioridade elevada. Quando o espaço livre estiver entre 10% e 20%, a remoção prossegue com uma prioridade mais baixa.
- Se o Time Machine não conseguir libertar espaço suficiente para atingir o limiar de 10% ou 5 GB, o Time Machine remove todos os instantâneos e pára de criar novos. Assim que o espaço livre voltar a ser superior a 10% ou 5 GB, é criado um novo instantâneo e removido o anterior.
Como podemos suspender a gravação de instantâneos locais?
Há duas formas para conseguirmos remover/desligar os instantâneos locais, porém, usando a Time Machine não pode separar as cópias dos instantâneos.
Time Machine
Abra as preferências do Time Machine e deslize o manípulo para a opção Inactivo. Os instantâneos são retomados quando o voltar a ligar.
Neste caso todas as cópias serão desactivadas, mesmo as que poderia estar a fazer para a Time Capsule.
Consola
Este método irá apenas desligar os instantâneos locais. Permitido que a Time Machine continue a fazer os restantes.
Para desligar os backups locais, ou seja, os que ocupam espaço no HD do seu computador poderá usar o seguinte código no terminal:
sudo tmutil disablelocal
Contudo os backups continuam a ocupar espaço no HD, isto porque quando desativa os backups locais todos os backups já efetuados passam para uma pasta com permissões especiais no seu HD, apelidada de MobileBackups.trash e é aqui que o problema surge já que não existe maneira aparente de eliminar esta pasta.
Os backups antigos continuam a ocupar espaço, mas são agora apelidados pelo sistema como “Outros” e não há maneira de ver onde estão.
Então como apagar esses backups?
Para apagar estes bakcups que estão na pasta da “reciclagem” dos backups, vamos recorrer a um programa pago que contudo tem um período à experiência e que resolve o nosso problema. O programa é o WhatSize que poderá fazer download aqui .
Depois de fazer download instale o programa e escolha período de experimentação. Quando já tiver a app instalada terá de executar a mesma com privilégios de administrador. Para isso, abra o terminal e digite:
sudo /Applications/WhatSize.app/Contents/MacOS/WhatSize
Insira depois a sua palavra-passe de sistema e o programa abrirá com privilégios de administrador.
Quando o programa abrir teremos que alterar as permissões no próprio programa para isso clique no ícone de cadeado, demonstrado em baixo:
E o programa estará assim com permissões de administrador.
Em seguida faça uma pesquisa no HD do seu computador e deixe concluir totalmente a pesquisa. No final irá notar uma pasta intitulada MobileBackups.trash com alguns GB’s dependendo dos tamanhos dos backups, seleccione a pasta e faça Eliminar.
Por fim esvazie a sua reciclagem e os backups terão sido eliminados e terá o seu espaço de volta.
Nota: Caso tenha desactivado os backups locais e quer activar novamente poderá abrir o terminal e inserir o código:
sudo tmutil enablelocal
Desta forma poderá saber com exactidão onde está a ser consumido o espaço do seu Macbook! Mas tenha em atenção a utilização desta app. Tenha cuidado com o que apaga e, acima de tudo, verifique bem onde está a mexer.