Desde que foi apresentada a primeira versão do Android Nougat que se sabe que a Google andou a preparar algumas surpresas. A maioria delas estão escondidas, mas prontas para ser utilizadas.
Uma delas é a possibilidade de serem usadas janelas flutuantes, como em qualquer SO de desktop. Mesmo não sendo oficial já podem ser activadas sem Root ou outro qualquer truque.
As janelas flutuantes permitem aos utilizadores terem várias janelas abertas e trabalhar em qualquer uma, arrumando-as no ecrã como entenderem. O Android Nougat tem disponível a possibilidade de serem usadas duas janelas em simultâneo, mas esta nova funcionalidade abre ainda mais possibilidades.
Como preparar o modo de Opções de Programador
O primeiro passo é activar o acesso às opções de Programador. Para isso, devem carregar 7 vezes na opção Número de compilação, no Estado do telefone. Este passo foi já explicado em detalhe neste artigo.
De seguida, devem activar a opção Forçar as actividades a serem redimensionáveis, que está no final das Opções de programador. Após esta mudança devem reiniciar o Android.
Activar as janelas flutuantes no Android Nougat
Para que não tenhamos de recorrer a alterações profundas no Android, através do ADB ou da aplicação de Root, basta instalar a aplicação Taskbar directamente da Play Store. Esta tratará de tudo de forma simples. Depois de instalada, deve ser corrida a aplicação e a mesma é activada.
De imediato, vão ver surgir na zona inferior esquerda do ecrã um novo acesso às aplicações, que terá também presente a lista das últimas aplicações lançadas. Todos estes parâmetros podem ser alterados na aplicação Taskbar.
As aplicações lançadas vão ocupar o espaço disponível no ecrã, podendo depois ser movidas e até redimensionadas ao gosto do utilizador.
Para alternar entre aplicações, o utilizador só precisa de carregar na aplicação desejada. Para as fechar está presente na janela um botão dedicado.
O vídeo abaixo mostra o Taskbar a funcionar e as janelas flutuantes, revelando todas as potencialidades desta novidade que a Google deverá em breve tornar acessível a todos.
É sem qualquer dúvida uma funcionalidade a ser explorada nos tablets Android, tal como outras marcas já o fizeram antes, com soluções proprietárias.
A Google mostra assim que o seu Android é, cada vez mais, um sistema operativo que pode explorar outras áreas e que em breve irá dar uma liberdade ainda maior aos seus utilizadores.