Pplware

Desligar descarga automática das actualizações no Mountain Lion

Existem alterações e ajustes que podemos fazer ao sistema que são simples, até são mesmo básicas. Claro que, como tudo, não as fazemos muitas das vezes principalmente porque desconhecemos que existem essas opções no sistema operativo. Um desses casos, são as definições das actualizações do software, agora geridas por uma política diferente, como devem saber.

No Mac OS X Mountain Lion a Apple moveu as actualizações do software para dentro da Mac App Store. A partir de agora, excepto as aplicações de terceiros que têm timmings diferenciados de actualizações, todo o processo de actualização do software é feito dentro da app e de forma automática. Quanto existe uma nova versão do software, somos avisados dessa versão mas a aplicação já se encontra descarregada no nosso sistema.

Com o novo sistema implementado pela Apple no Mountain Lion, o processo de download é feito em segundo plano sem que o sistema seja afectado e só somos avisados quando a aplicação já está no sistema.

Claro que esta política é cómoda, é para nós utilizadores mais simpática e tira-nos “trabalho”. Mas isto é tudo muito “verdade” e funciona quando as condições são favoráveis, quando temos boa largura de banda, quando temos tráfego ilimitado, quando temos condições para que o sistema seja de facto pouco afectado. Mas e se as condições não existirem, podemos desligar este comportamento?

Podemos. É simples e a Apple não iria deixar de colocar nas nossas mãos essa opção. Vamos às Preferências do sistema > Actualização de Software

Dentro da janela Preferências de Actualização de Software podemos desmarcar a opção Descarregar actualizações novas em segundo plano. Claro que podemos também desmarcar a possibilidade do sistema procurar se há actualizações, e fazemos nós esse procedimento, como, aliás, já o fazíamos antes, no Lion. É aqui que devemos dizer o que queremos.

A opção Instalar ficheiros de dados do sistema e actualizações de segurança é importante estar marcada, por isso mesmo, por questões de segurança.

Esta opção poderá ser interessante, agora em período de férias, que usamos a PenUSB para navegar e, por norma, temos tráfego limitado e largura de banda também ela muito menos generosa que a fibra existente lá em casa. E a Apple põe na mão do utilizador a possibilidade de gerir estas opções. Fica a dica.

Exit mobile version