Pplware

Desabilitar UAC no Vista muito facilmente

Uma das grandes queixas apontadas ao Windows Vista – e que felizmente foi melhorada no Windows 7 – é a gestão do Controle de Conta de Utilizador (UAC). Ainda não vai ser totalmente amigável para o utilizador, mas vai dar passos largos no sentido certo.

No entanto, penso que nunca vai estar totalmente ao gosto dos utilizadores mas esse é o paradigma da segurança.

Facilidade de utilização vs. Controlo efectivo das acções!

Mas felizmente, propositadamente ou não, o Windows Vista tem uma forma simples e fácil de desabilitar o UAC.

Antes de continuarem a ler e antes de sequer pensarem “que boa ideia desabilitar esse chato!!” recordo que estão a tirar do caminho o que é nada mais nada menos que o guardião da moral e bons costumes do vosso Vista. Ou seja, estão a tirar o guarda fronteiriço que impede a entrada de muitos visitantes indesejados ao vosso sistema operativo.

É sem dúvida uma excelente opção se não tiverem medo de visitas inesperadas e nada amigáveis, mas é uma péssima ideia se não souberem o que estão a fazer e se não compreenderem as implicações do que estão/vão fazer.

O aviso fica dado e a responsabilidade é vossa. Não vos pretendo assustar, apenas alertar para as consequências do que estão a fazer.

Posto isto vamos ao que realmente interessa.

Desabilitar o UAC sem ter de recorrer a software de terceiros ou a truques que envolvem a alteração de registry ou outras coisas ainda mais esquisitas passa pelo seguinte:

Acedam ao Painel de Controle através do Menu Iniciar

Aí dentro basta que na caixa de pesquisa coloquem o texto UAC e pressionem a tecla Enter.

Deve-vos ser apresentada, tal como mostrado na imagem abaixo, a opção de desactivarem o Controlo de Conta de Utilizador (vulgo UAC).

Não estranhem se não vos aparecer essa opção. A razão é simples: tal como eu são utilizadores que vieram do XP e atravessaram uma fase de adaptação menos simpática e procuraram tornar o vosso Vista o mais XP possível e activaram a “Vista Clássica” do Painel de Controle. Mas é hora de passarem a ser 100% Vista.

Até porque o 7 está para sair e necessitam de dar o salto para o novo Painel de Controlo. Activem então a Página Principal do Painel de Controlo e voltem a fazer a pesquisa.

Seleccionam então a opção Activar ou Desactivar o Controle de Conta de Utilizador (UAC) e são levados para outra janela.

Aí podem, mediante a vossa decisão pensada, desabilitar então o UAC. Recordem tudo o que escrevi acima e decidam em consciência.

No final basta o normal OK e está praticamente terminado.

Para terminarem de vez o processo precisam apenas e só de um reboot (ou apenas e só que saiam e voltem a entrar no Windows com o vosso utilizador – logout e login).

Reverter este processo é tão simples como repetirem os passos e seleccionarem a opção que desabilitaram.

Exit mobile version