São pequenos truques, pequenas alterações que muitas vezes melhoram o desempenho do nosso sistema operativo. Confesso que sou apreciador destas alterações. Gosto de afinar o motor para o melhor desempenho.
A directoria dos temporários no Windows está por definição na mesma partição e no mesmo disco que o próprio sistema operativo. Obviamente compromete o desempenho quando os dados são descarregados na TEMP. Podemos aumentar o desempenho do Windows movendo a pasta dos temporários da localização que vem por defeito para um novo disco, se tivermos essa hipótese.
O processo até é bem simples como terão oportunidade de constatar. Vamos então carregar em simultaneo na tecla “Windows + Pause/Break“.
Abrirá a janela “Propriedades do sistema” seleccione o separador “Avançadas” e no fundo clique no botão ” Variáveis de ambiente“.
Outra janela será aberta que mostrará todas as variáveis existentes. O campo que nos interessa é o primeiro onde estão as variáveis de utilizador TEMP e TMP.
Agora vamos ao nosso disco “D” supondo que o disco será a drive “D:” se o seu disco secundários tiver outra letra actualize ao proceder aos passos demonstrados.
Bom, manualmente no nosso disco “D” criamos uma pasta de temporários. Por exemplo: d:\temp. Agora vá à primeira variável na janela das variáveis de ambiente, seleccione-a e carregue no botão “Editar”.
No lugar do que lá existe, que deve ser algo do tipo %USERPROFILE%\Definições locais\Temp ficará d:\temp.
Agora fazemos o mesmo à segunda variável. Por fim para que o sistema interprete as alterações reiniciamos a máquina.
O ganho poderá não ser visível em pequenas acções, mas em processo de maior escrita nas pastas de temporários seguramente dará por ela.
Não creio que existirá algum problema nesta alteração, no entanto se alguma aplicação não encontrar este caminho poderá sempre reverter. É muito simples.