A guerra dos browsers anda ao rubro. Saem periodicamente novas versões de cada um deles e a cada um desses lançamentos são apresentadas novas funcionalidades. A maioria dessas novidades tenta ser original e dar aos utilizadores uma nova experiência e funcionalidades.
Uma das últimas que o Chrome trouxe para os seus utilizadores foram as WebApps. Hoje vamos dar-vos a conhecer uma forma simples de criarem uma WebApp que mais não é do que um link para o vosso site favorito, o PPLWARE.COM.
As WebApps são basicamente acessos directos a determinados serviços que estão alojados na Internet. Podem no entanto estar alojadas no vosso PC, tendo para isso a necessidade de serem descarregados ficheiros adicionais. O Chrome já tinha disponível extensões, que não diferem muito do conceito aplicado às WebApps, mas a maior diferença é que as WebApps correm directamente num separador e as extensões têm janelas próprias que são apresentadas da interface do Chrome.
O que nos propomos a apresentar hoje é a criação de uma WebApp que vos colocará um link e um ícone na zona de WebApps da vossa página de novo separador. Alguns de vós vão com certeza argumentar que é muito mais simples a criação de um atalho, mas o que pretendemos é mostrar e explicar a forma simples com que se podem criar WebApps e dar-vos um pequeno empurrão para que comecem a desenvolver as vossas extensões ou WebApps.
Uma WebApp é composta por dois simples ficheiros. Uma imagem no formato PNG e que deve ter 128×128 pixeis e um ficheiro em Jason, de nome manifest (manifest.json). A imagem pode ser escolhida por vós e deve respeitar as dimensões indicadas (128 pixeis por128 pixeis). Se pretenderem podem esta, usar a que foi criada para a WebApp do Pplware.
O conteúdo do ficheiro manifest.json é o que está apresentado abaixo e pode ser obtido aqui:
{
"name": "Pplware",
"description": "Pplware - Tudo sobre tecnologia, software, informatica,
tutoriais, truques, dicas, windows, mac, linux e internet em portugues",
"version": "1.0",
"icons": {
"128": "ppl.png"
},
"app": {
"urls": [
"https://pplware.sapo.pt/"
],
"launch": {
"web_url": "https://pplware.sapo.pt/"
}
},
"permissions": [
"unlimitedStorage",
"notifications"
]
}
Caso pretendam criar a vossa WebApp devem alterar os seguintes campos:
- name – Nome que pretendem que a WebApp tenha
- description – Descrição da WebApp
- urls – Endereço a que se refere a WebApp
- launch – Endereço a ser aberto no separador
Coloquem os dois ficheiros numa pasta à vossa escolha e que tenham criado para o efeito. No nosso caso criamos a pasta Pplware e colocámos lá dentro os dois ficheiros (manifest.json e ppl.png).
Agora devem abrir o Chrome para que possamos carregar essa nova WebApp para o vosso browser preferido. Acedam ao menu de ferramentas e escolham as opções Ferramentas e depois Extensões.
No novo separador que se abrir, o separador extensões, devem carregar no botão Carregar extensão não compilada. Será aberta uma janela para que possam indicar a directoria onde têm a vossa WebApp criada. Naveguem até ao local onde deixaram os ficheiros e carreguem no botão OK.
Depois deste passo devem ver no separador Extensões a nova WebApp instalada.
Para testarem se a nova WebApp está carregada e funcional devem apenas abrir um novo separador e depois ai dentro navegarem para a WebApp que criaram e instalaram. No nosso caso é apenas um link para o Pplware.
Podem inclusive criar novas versões que o Chrome avisa-vos das alterações e da actualização efectuada.
Relembramos que este é apenas um exemplo do que pode ser criado. Naturalmente que as WebApps estão desenhadas para aplicações bem mais complexas e que não se devem limitar a ser apenas um link para o vosso site preferido, mas como indicámos no início, este exemplo pode ser apenas a forma de vos iniciar na criação de extensões ou de WebApps. A vossa imaginação é o limite.
Aproveitámos o trabalho que desenvolvemos e publicámos esta WebApp no Chrome Web Store. Podem encontrá-la aqui. Se já tiverem desenvolvido alguma extensão ou WebApp indiquem-nos para que possamos apreciar vosso trabalho.