Tal como o Windows, o macOS também tem um gestor de logs/eventos onde é apresentada a informação de tudo o que acontece no sistema. A partir desta informação é possível, por exemplo, avaliar possíveis problemas com o sistema, com um serviço, com uma app, saber quando se autenticou o sistema, etc.
No macOS o gestor de logs/eventos chama-se Consola. Vamos conhecer melhor esta ferramenta.
Sempre que o sistema tiver um problema e pretendemos saber o que aconteceu, devemos abrir o sistema de logs e verificar por data/hora o que terá acontecido. No macOS o gestor de logs/eventos chama-se Consola e pode-se encontrar facilmente via LaunchPad.
Como podemos ver pela imagem anterior, este gestor organiza os logs em várias categorias. Se tivermos também algum equipamento externo ligado ao Mac (ex. iPhone iPad), é possível ainda aceder aos logs da interação desse sistema com o sistema da máquina.
Visto serem muitas mensagens, e de diferentes fontes, este gestor disponibiliza filtros para facilitar a vida ao utilizador quando este necessita de encontrar uma informação específica.
Podemos também, a partir deste gestor, aceder por exemplo aos logs do Apache que vêm nativamente com o sistema. Para tal, podemos encontrar essa informação dentro de /var/log, depois na pasta apache2.
A informação apresentada é categorizada como sendo um erro (cor amarela), falha (vermelho) e para todos os registos é ainda possível aceder a informações detalhadas.
Por fim destaque para o primeiro botão (Agora) onde o utilizador pode carregar para saber o que está a acontecer nesse momento. Ao lado o botão Atividades permite ativar/desativar a vista de atividades.
Se tiver problemas no seu macOS agora já sabe onde deve ir para perceber o que aconteceu. Todos os registos podem ser enviados por e-mail e até partilhados nas redes sociais.