Geralmente, grande parte dos problemas nos computadores portáteis surgem nas baterias. Muitas vezes, não por defeito do produto ou do fabricante mas por uma utilização inadequada. Vejamos então como pode prolongar o tempo de vida útil deste componente.
Actualmente, as baterias mais utilizadas em computadores portáteis são, geralmente, baterias de iões de lítio, também denominadas Li-Ion. Nalguns modelos poderá, no entanto, encontrar baterias de Níquel-Cádmio (Ni-Cad) ou Níquel e Hidrato Metálico (Ni-MH) que, como veremos mais à frente, trazem várias desvantagens. Além disso, as baterias de iões de lítio conseguem armazenar até 3 vezes mais carga do que as Ni-Cad e até 2 vezes mais do que a Ni-MH.
Neste artigo daremos especial destaque às baterias Li-ion. Acompanhe-nos!
Cuidados
A maior parte das baterias deste tipo são compostas por 3 a 9 células independentes. Quando expostas a altas temperaturas, acima dos 60 graus, ou caso sejam carregadas além de seu limite energético, poderão explodir, devido à instabilidade do lítio. Também se as células se mantiverem completamente descarregadas durante muito tempo, acabam por sofrer oxidação.
As baterias Li-Ion, utilizadas em computadores portáteis, estão geralmente associadas a um circuito inteligente, que controla a carga da bateria. Este circuito tem duas funções: interromper o fornecimento de energia quando a carga atinge um valor limite; interromper o gasto de energia quando esta atinge valor demasiado baixos. Para tal, o circuito está montado num componente externo à bateria e não em cada célula. Assim, evita-se que as células, em conjunto, entrem num estado de descarga profunda, potencialmente irrecuperável.
Agora, note bem: ao contrário do que muitos afirmam e do que muitas empresas recomendam, não deixem que a sua bateria fique totalmente descarregada e não tente utilizá-la novamente quando o computador entrar em modo de hibernação. Ao contrário das baterias Ni-Cad e Ni-MH, as Li-Ion não ficam viciadas, isto é, não sofrem efeito de memória. Acontece sim que, muitas vezes, certas baterias passam a durar muito menos tempo do que inicialmente. Este problema deve-se à calibração deste componente.
Com o tempo, o circuito controlador de carga começa a perder a sua capacidade de calcular correctamente a carga existente na bateria pois, como já referimos, não controla cada célula individualmente. Por isto, o circuito interrompe o gasto de energia, muito embora as células se mantenham completamente saudáveis. A solução é, como já deve ter percebido, calibrar o circuito, reajustando os seus padrões. Para tal recomenda-se que realize um ciclo de carga/descarga completo de 30 em 30 ciclos normais de utilização.
E então como faço isso? Carregue a bateria por completo e mantenha-a ligada à corrente por cerca de duas horas. Depois, utilize o portátil, só com a bateria, até que esta se descarregue por completo e o computador entre em modo de hibernação. Mantenha-o nesse estado durante pelo menos cinco horas. Por fim, volte a carregar a bateria.
Como já deve ter reparado, quando utiliza o computador portátil apenas com a bateria, este diminui a utilização alguns recursos: diminui o brilho do monitor, a velocidade de utilização do processador, etc. Deve descarregar a bateria gradualmente, não de forma brusca. Não tente utilizar em pleno todas as capacidades do seu computador, a não ser que este esteja ligado à corrente.
Mas há mais! Se prentender guardar a sua bateria e utilizar o computador apenas com o adaptador, leia com atenção. Vários estudos comprovam que as baterias Li-Ion se deterioram mais rapidamente quando completamente carregadas ou quando descarregadas, por isso, o ideal é deixar a bateria com 50% de carga, no máximo. Além disso, conserve-as a baixas temperaturas – mas não no congelador!
Outro mito diz que se deve utilizar o portátil sem a sua bateria para maximizar o seu tempo de vida útil. Embora possa ser benéfico para a bateria, o seu portátil estará mais susceptível a picos de tensão provenientes da rede eléctrica. Ainda assim, se vai utilizar o computador sempre no mesmo local, ligado à corrente, durante muito tempo, o melhor é mesmo é retirar a bateria para evitar que esta fique exposta a altas temperaturas.
Nunca descarregue e carregue a bateria de forma contínua. Estes componentes têm um limites de ciclos de carga/descarga. Seguindo estas dicas, o utilizador comum poderá esperar 3 anos de boa performance, período após o qual a vida útil da bateria entrará em grave declínio. Como é óbvio, não tende adaptar outras baterias nem mesmo reparar a sua. Algumas lojas de informática têm já planos de troca de componentes: entregue-a aí, nunca a coloque no lixo doméstico.
5 Regras de Ouro 1 – Utilize a bateria até o computador entrar em modo de hibernação; 2 – Não exija demasiado do computador quando utilizar apenas a bateria; 3 – Guarde a bateria em locais frios e com cerca de 50% de carga; 4 – Utilize regularmente a bateria do portátil mas evite o sobreaquecimento; 5 – Realize a calibração da bateria uma vez por mês;
Só aqui, no Pplware… 😉