Quem tem um iPhone de 16GB de armazenamento já passou muitas vezes por este problema: o armazenamento está cheio.
Hoje vamos mostrar como pode ter um iPhone de 16GB e nunca ter falta de espaço livre no armazenamento.
A Apple promove este cenário: câmaras com mais resolução, vídeo 4K e muita informação nativa que facilmente esgota o armazenamento, onde 16GB é um tamanho que está completamente fora da realidade, mas quem os tem… tem de viver com eles.
E se pudesse ter isto tudo e mais um “par de botas” sem gastar dinheiro num iPhone novo?
#1 – Apague as fotos e grave para a cloud
Há várias aplicações que permitem gravar as imagens do iPhone para a cloud, permitindo apagar de seguida as imagens da galeria fotográfica. Já mostrámos vários serviços que têm um cliente para iOS e que agilizam o upload das imagens.
Ao usar este processo, pode fotografar ou filmar que quando o iPhone estiver debaixo de uma rede Wi-Fi, essa app irá importar todas as imagens e vídeos para a sua conta cloud. Depois, pode ir à Galeria fotográfica e apagar todas as fotos, pois estas já estarão salvaguardadas.
Um serviço muito interessante para esta finalidade é o Mega. Oferece 50GB gratuitos, onde poderá lá colocar todas as suas imagens. É como se tivesse um iPhone de 50GB de espaço em disco. Este procedimento irá poupar espaço, sem prejuízo de utilização.
Mas há mais! Para que possa escolher um serviço de cloud, na página abaixo deixamos várias sugestões.
Homepage: Serviços Cloud
Preço: Gratuito
#2 – Apague a música do iPhone, use o Cloud Music Player & Downloader
Economize espaço no iPhone e tenha acesso a todas as suas músicas armazenadas em diversos serviços de armazenamento online. Mas se quiser ter as suas músicas, em determinado momento, em modo offline, então esta app permite que faça o download para o seu iPhone e as reproduza sem ligação à Internet.
O Cloud Music é o novo leitor com um estilo nativo que sincroniza toda a sua música armazenada no Dropbox, Google Drive, OneDrive, Box, ownCloud e SoundCloud, e permite que ouça as suas músicas sem ocupar muito espaço. É um sistema multi-cloud onde pode ouvir listas de música, independentemente de onde estão armazenadas.
- Formatos suportados: mp3, m4a, m4b e flac
- Sincroniza a música, organizando-a por artista, álbum e canção
- Faz o download e toca as suas músicas sem acesso à Internet (offline).
- Criar listas de música com suporte multi-cloud.
- Lista off-line, para manter localizados os seus ficheiros descarregados.
- Encontra rapidamente a sua música, álbum ou artista, usando a barra de pesquisa.
- Ordena a sua música por título, adicionada por data ou artista.
- Ouça como música de fundo com o controlo dos seus auscultadores.
- Um clássico: reprodução com repetição de música ou lista, de forma aleatória.
Homepage: Cloud Music Player & Downloader
Preço: Gratuito
#3 – Use as contas de email como IMAP
Uma boa parte do espaço utilizado diz respeito ao email. Se utilizar as suas contas utilizando o protocolo POP3, todos os emails estarão a ser transferidos para o seu armazenamento, para estarem disponíveis a qualquer altura. Mesmo os anexos vão ser transferidos o que, com o tempo, representam uma fatia importante de espaço consumido.
Basta configurar as suas contas de email para usarem o IMAP e sempre que for verificar o seu email, o cliente de email vai ao servidor vasculhar por novidades e não irá encher o armazenamento constantemente com emails que depois até ficam duplicados, se usar a sua conta de correio noutros dispositivos.
Veja também as políticas do tempo de armazenamento dos ficheiros que estão no lixo. Pode parametrizar para enviar os email apagados para o Lixo em vez de irem para a pasta Arquivo.
#4 – Limpe as aplicações que não usa, elas ficam no seu histórico
Há utilizadores que têm receio de apagar uma app porque pensam que depois ela poderá desaparecer. Como a pagou, o receio de ter de voltar a pagar leva com que as pessoas tenham dezenas de apps que não usam mais (mas que podem vir a precisar).
Apague-as hoje. Amanhã se necessitar delas, elas estarão no seu histórico. Pode ver no guia que deixamos a seguir, onde estão as suas aplicações compradas na App Store e, sempre que desejar, pode voltar a descarregar gratuitamente… para toda a eternidade!
Como posso saber o que já comprei?
Visualizar o histórico de compras da iTunes Store num Mac ou num PC
Saiba quais as apps, músicas, filmes, programas de TV ou livros que comprou na iTunes Store, na App Store e na iBooks Store.
- Se pretender saber mais sobre uma compra ou se pretender descarregar de novo um elemento, pode visualizar as suas compras anteriores num iPhone, iPad, iPod touch, Mac, PC ou Apple TV.
- Se não conseguir visualizar o seu histórico de compras no computador ou se precisar de comunicar um problema, aceda a reportaproblem.apple.com/pt para visualizar as suas compras dos últimos 90 dias.
Visualizar o histórico de compras
Clique aqui para abrir o iTunes e iniciar sessão nas Informações de conta ou siga os passos indicados abaixo:
- Abra o iTunes.
- Clique em Iniciar sessão e, em seguida, introduza o ID Apple e a palavra-passe que utilizou para efectuar a compra. Se utilizar a Partilha com a família, poderá visualizar o que comprou com o seu ID Apple, mas não conseguirá visualizar o que outros membros da família compraram. Para visualizar o que outros membros da família compraram, inicie sessão com o respetivo ID Apple.
- Clique no seu nome e seleccione Informação da conta no menu.
- Introduza novamente a sua palavra-passe.
No ecrã Informações de conta:
- Desloque para baixo até ao Histórico de compras. À direita da opção Compra mais recente, clique em Ver tudo. O Histórico de compras poderá demorar algum tempo a ser apresentado.
- Para visualizar os detalhes de uma compra, clique na seta à esquerda da data de encomenda. As compras mais recentes são apresentadas em primeiro lugar.
Verá a data, a hora e o número da encomenda da web no canto superior direito.
- Se alguma das informações no seu histórico não corresponder às suas compras, verifique se corresponde a um pedido de autorização, uma cobrança atrasada, uma renovação de assinatura ou uma compra da Partilha com a família.
Se não reconhecer uma compra, compare o seu histórico de compras com os extratos dos seus cartões de crédito ou de débito antes de entrar em contacto com a Apple.
Se não visualizar a sua compra, esta poderá estar oculta. Saiba como ocultar ou mostrar elementos no seu Histórico de compras.
Se não conseguir encontrar um elemento que comprou na iTunes Store nos últimos 90 dias, comunique um problema. Para compras anteriores, contacte o suporte da iTunes Store e selecione Compras, facturação e resgate.
#5 – Limpe o lixo que se vai acumulando no seu iPhone
Pode não parecer, mas há sempre alguns ficheiros PDF no iBooks, há sempre uns ficheiros sincronizados com as aplicações de jogos que estão a ocupar espaço. Quando liga o seu iPhone ou iPad ao iTunes, há ali uma “secção” de Outros que nunca sabemos o que é. Na verdade é um conjunto de ficheiros que as aplicações usam e que pode despejar.
Onde pode apagar isso?
Para limpar essa informação dispensável, vá a Definições > Geral > Uso de armazenamento e iCloud e vai depois a Gestão.
Por exemplo, a aplicação Messenger do Facebook, sempre que conversamos, ela adiciona a conversa ao Messenger que está no iPhone e vai consumindo espaço de armazenamento. Se usa aplicações destas, apague as conversas antigas. Se tem centenas de SMS que já não interessam, apague-os. Assim como tudo o que é mensagens de dezenas de clientes que existem e que muitas vezes usamos para conversar com várias pessoas.
Mas então o meu iPhone de 16GB afinal chega!!!
Claro que sim. Garantimos que 16GB de espaço chegam e sobram se utilizar estas nossas recomendações de utilização. Depois, com o tempo, verá que tudo o que precisa não está perdido nem indisponível, está tudo é devidamente arquivado e armazenado nos sítios certos.