Pplware

Dica: Qual o endereço IP do meu Smartphone?

Ter Internet no telemóvel é cada vez mais comum e, por essa razão, existem cada vez mais aplicações que nos permitem usufruir de vários serviços online (por exemplo, ligarmo-nos às redes sociais, gerirmos a nossa conta do Facebook, aceder a noticias, entre outros).

Esta é uma das razões pelas quais as operadoras cada vez mais lançam equipamentos com mais recursos e, desta forma, estes passam também a ter espaço nas redes domésticas, nos sistemas de partilha de informação, ou em hotspots Wi-Fi.

No entanto, e como sabemos, quando um smartphone se liga a uma rede de dados, ele vai adquirir um endereço IP (Internet Protocol). Esse endereço servirá para o identificar univocamente um equipamento numa determinada rede, podendo assim trocar informação com outros equipamentos dessa ou outra rede.  Assim como nos PC’s, nos smartphones é também possível definir um endereço IP manualmente ( ou o equipamento adquire um endereço automaticamente via protocolo DHCP) uma vez que estes têm todas as funcionalidades da pilha protocolar TCP/IP disponível.

E como saber que endereço IP está associado ao meu equipamento?

O modo mais simples para saber o endereço de IP do seu smartphone é aceder ao site de detecção What IP. Este é dos sites mais comuns, que possui uma página leve e, por isso, o mais indicado para smartphones. Em português, o principal serviço é O Meu Endereço de IP.

No entanto, este método apenas funciona, e é eficaz, para a identificação de redes 3G. Caso o smartphone esteja ligado a uma redes sem fios, o IP apresentado será certamente o IP público associado à nossa ligação, e não o IP privado associado ao dispositivo .

Vamos então conhecer, como descobrir o endereço IP associado a um determinado equipamento:

iPhone

No iPhone OS, quando este se encontrar ligado à Internet, aceda ao menu “Definições” e seleccione a opção “Wi-Fi”. De seguida pressione a seta ao lado da ligação activa, para que sejam exibidos todos os detalhes da rede.


Android

Em “Menu”, aceda às “Definições” clique em “Ligações sem fios e de rede” e de seguida em “definições Wi-Fi”. Seleccione a rede onde se encontra ligado, e o smartphone exibirá todos os detalhes da sua ligação, inclusivé o seu endereço de IP.

Windows Mobile

No “Menu Iniciar”, seleccione “Definições” e clique em “Rede”. Todas as ligações disponíveis serão exibidas. Seleccione aquela a que estiver ligado e clique em “Editar”. O endereço IP será exibido no centro do ecrã.

Ou então:

Passos (HTC HD2) Windows Phone 6.5 Professional

Dica 1:

  1. Clicar em Iniciar  “tecla da janela (símbolo Windows)”
  2. Clicar na Aplicação Definições
  3. Ir à Pasta Ligações
  4. e aí clicar em Wi-Fi

Dica 2:

  1. Deslizar no Sense Ui até Definições
  2. Clicar em Menu e no menu clicar em Mais
  3. Ir à Pasta Ligações
  4. e aí clicar em Wi-Fi


BlackBerry

No Menu, aceda a “Gerir Ligações”, e clique em “Opções de Wi-Fi”. No Menu de opções de Wi-Fi, escolha, seleccione as “Ferramentas de Wi-Fi”, e escolha a opção “Diagnóstico de Wi-Fi”. Após esta operação, ser-lhe-á dada toda a informação necessária, bem como o IP, da sua rede.

bada

No Menu Principal seleccione Definições > Conectividade > Wi Fi  escolha a rede à qual está ligado. Deverá ver em baixo o seu IP.

Estes são exemplos de como podemos descobrir o IP em alguns Sistemas Operativos para o segmento dos dispositivos móveis. Caso o SO do seu equipamento não tenha sido, aqui, referido, deixe-nos uma mensagem que nós damos uma ajuda.

Artigos Relacionados

Exit mobile version