Pplware

Como retirar o áudio de um vídeo

Há dias pediram-me uma ferramenta para retirar a música de um vídeo que haviam recebido por mail. Existem várias ferramentas que fazem isso, por exemplo o Video to MP3 que falamos aqui. Mas depois pensei…”porque haveremos de estar a instalar aplicações de terceiros se o Windows oferece essas ferramentas?”. Pois e vamos ver como o fazer.


Em poucos passos podemos ter áudio de um vídeo separado e convertido. Para isso vamos utilizar o nosso conhecido Windows Movie Maker.

Para quem tem o Windows XP ou Vista, poderá utilizar o WMM, esta ferramenta figura nos programas disponíveis. Para os utilizadores do Windows 7, podem usar este guia que já vos apresentei para acrescentar ao Windows 7 a versão do Windows Movie Maker que acompanha o Vista.

Agora que já nos alinhamos quando ao programa, vamos abrir o WMM.

Vamos arrastar para dentro da aplicação o vídeo que queremos retirar o áudio ou vamos ao menu do lado esquerdo e clicamos na opção Importar > Vídeos.

No fundo da janela podemos ver a linha cronológica.


Podemos alterar o  Guião gráfico para Linha do tempo. É uma forma mais fácil de gerir a colocação de elementos nos canais.


Agora arraste o vídeo para cima da pista Áudio/Música. Verá que apenas figurará na cronologia o som e não aparece a imagem.


Pode trabalhar o áudio adicionando alguns cortes, efeitos (poucos) e no final clique no botão Publicar filme.

Escolha o local para onde será publicado o áudio.


Atribua o nome ao ficheiro que será gerado e o local onde quererá que seja depositado.


No quadro abaixo poderá ver que existem várias opções de qualidade para gravar o seu som. Escolha o melhor que se adapte às suas necessidades.


Publique e espere uns segundos, rapidamente o seu áudio estará no formato wma, pronto a ser reproduzido.


Fácil certo? O segredo está no aproveitar as ferramentas que o Windows disponibiliza. Se preferir o ficheiro em .mp3 abra o Windows Media Player e converta o WMA em MP3.

Exit mobile version