Pplware

Como medir a força do sinal Bluetooth dos dispositivos no Mac

A facilidade e fiabilidade que os dispositivos Bluetooth permitem que os usemos como uma extensão do nosso computador. Podemos ligar e comunicar com qualquer dispositivo de forma transparente e com um conjunto de serviços associados a essa ligação.

Apesar de serem simples de usar e de configurar, na maioria dos casos, estes dispositivos não disponibilizam uma forma simples de diagnosticar problemas, que na maioria das vezes se resumem a termos os dispositivos longe do nosso computador.

À pergunta muitas vezes feita sobre a forma como podemos medir a potencia do sinal do nosso dispositivo deixamos a resposta simples, e usando apenas o que o Mac OS X nos oferece.

O Mac OS X, como sistema operativo completo que é, disponibiliza-nos um conjunto vasto de ferramentas que podem ser usadas para despistar problemas e para ajudar os utilizadores nas tarefas mais simples.

Na maioria das situações estas ferramentas não são do conhecimento dos utilizadores, que lhes passam ao lado e ou recorrem a ferramentas externas ou acabam por não ver as sus questões respondidas.

Os problemas com os dispositivos Bluetooth estão na maioria das situações relacionados com a perda de sinal e com a incapacidade destes falarem com o computador, devido a estarem muito distantes deste.

Podem no entanto ver no Mac OS, de forma simples, qual a força do sinal que está a ser captado para cada um dos dispositivos que estão ligados a este.

Para que possam ter acesso a essas medições necessitam que os dispositivos que pretendem monitorizar estejam ligados e emparelhados com o vosso Mac OS.

Para isso devem lançar as preferências do sistema e aí procurarem pelo ícone do Bluetooth. Caso não o encontrem, escrevam na caixas de pesquisa Bluetooth e este será destacado.

Uma vez que tenham acesso à janela do Bluetooth devem começar por garantir que os dispositivos que estão a querer monitorizar e averiguar da potência do sinal está emparelhado com o vosso Mac. Caso não estejam sigam as instruções do Mac OS para que o façam.

Uma vez ligados e a funcionar, para terem acesso aos níveis de potencia dos vossos equipamentos devem apenas pressionar a tecla (tecla Option ou Alt).

Vão de imediato ver junto a cada um dos dispositivos a potencia do sinal com que estão a ser ligados. Lembrem-se que este sinal é negativo e quanto mais perto do zero melhor a sua recepção. Estes valores serão apenas apresentados enquanto tiverem a tecla premida.

Notem que se moverem o dispositivo que pretendem monitorizar, devem repetir este último passo para que seja apresentada nova medição.

Mas se esta funcionalidade apenas vos mostra a potencia num determinado momento, é também possível terem um gráfico temporal da potencia dos vossos dispositivos. Para isso devem apenas activar a opção Monitorar ligação RSSI. Acedem a esta opção nas configurações que estão junto dos botões +/-, na zona dos dispositivos.

Será então aberta uma nova janela onde podem ver um gráfico a ser construído com a potencia da recepção do dispositivo seleccionado. Podem a qualquer altura limpar os dados e reiniciar a geração do gráfico.

Esta pequena dica, que provavelmente poucos conheciam, vai ajudar na hora de despistar problemas na ligação de dispositivos Bluetooth ao vosso Mac ou para determinarem os limites físicos até onde podem levar os vossos dispositivos.

Explorem melhor o Mac OS e vão de certeza achar outros pequenos truques e dicas que podem usar no vosso dia-a-dia. A Apple colocou-nos para serem usados, cabe-nos a nós fazer uso deles, para melhorarmos a utilização do Mac’s e do Mac OS.

Exit mobile version