A flexibilidade do Android não passa despercebida à vasta comunidade de hackers que actualmente trabalham sobre a plataforma open source. Contudo, quando o utilizador adquire um destes smartphones fica dependente dos seus fabricantes, para lançar versões actualizadas do Android.
O que lhe vamos hoje demonstrar é a técnica para libertar o seu HTC Magic. Instruções no seguinte vídeo e pré-requisitos no interior do artigo.
Antes que esteja a pensar em tentar este procedimento, fica o seguinte aviso: não é aconselhável tentar este mecanismo caso de não se sinta confiante no sucesso desta operação, principalmente se não se sentir capaz de o fazer. Por esta razão o Peopleware não poderá ser considerado responsável por qualquer dano que possa causar ao seu Smartphone.
Embora sejamos obrigados a fazer aviso, pensamos que o método aqui apresentado oferece algum nível de segurança e é do interesse para todos os entusiastas de tecnologias, mesmo que sejam simplesmente curiosos. Como é nossa filosofia ao longo dos tutoriais que fizemos, o saber não ocupa lugar e trata-se de um método que consideramos mais de engenharia do que propriamente um simples “Hack”.
Depois desta introdução o utilizador pergunta-se, porquê libertar o seu smartphone Android? Deixamos de seguida as mais evidentes:
- Poderá instalar ROM’s mais recentes produzidas pela comunidade de modo a poder usufruir de correcções de bugs ou novas funcionalidades do Android, não ficando dependente se a HTC deseja ou não lançar ROM’s actualizadas para o HTC Magic
- Poderá ter acesso a novas aplicações que não lhe estão disponíveis por omissão no Android market (estão limitadas a alguns operadores) e poderá ainda instalar aplicações via cartão SD
- Poderá realizar backups de segurança para o seu cartão SD
- Activar Wifi “tethering”, basicamente isto significa através da ligação wireless do seu smartphone android, ter acesso à internet noutro dispositivo
NOTA: Realizar o Flash de uma ROM no HTC Magic não desbloqueia o operador, aliás esse procedimento é ilegal.
Feitos todos os esclarecimentos e avisos da praxe, vamos dar início ao “Hacking”. O procedimento apresentado no vídeo em inglês, é o mais seguro e mais bem documentado apresentado até agora para o modelo HTC Magic (versão 288 MB de ram).
Pré-requisitos e ficheiros necessários (links incluídos):
- Um cartão SD
- Cabo mini usb incluído no HTC Magic
- Android SDK
- Imagem de recuperação (daldroid-recovery.img)
- Imagem Rooted pra HTC Magic (daldroid-htcmagic1-signed.zip)
- Muita paciência e espírito de aventura
A partir daqui siga o vídeo e… boa sorte 🙂 The Unlockr