Actualmente a maioria dos browsers funciona baseado em perfis. Ou seja, podemos ter o nosso perfil de trabalho ou de lazer, cada um deles com a sua colecção de links especificos, plugins adaptados às necessidades (se suportados) e todas as costumizações acertadas.
Mas por vezes, quando as coisas correm mal até o browser fica com problemas! E lá ficamos nós com mais um problema em mãos. A resposta que a maioria dá a esse problema é a reinstalação do browser e meia dúzia de asneiras proferidas no meio da raiva toda.
Era tão mais simples podermos fazer um reset ao nosso browser! Limpar toda a porcaria que fomos acumulando ou ou limpar a porcaria que fizémos.
Pois eis a forma de efectuar um reset ao seu browser. Por agora cobrimos apenas 3 4 browsers – Chrome, Firefox, Internet Explorer e Opera
Vamos então começar pelo meu browser de eleição, o Google Chrome. Este é de todos o que é mais simples “limpar”.
O Google Chrome não regista qualquer entrada no Registo do Windows. Depende única e exclusivamente da existência de um ficheiro na pasta da aplicação. Esse ficheiro tem o nome First Run e tem tamanho 0 bytes. Apenas e só. Se existe então não é a primeira vez que corre. Se não existe corre o processo de configuração inicial e cria o ficheiro.
Como devem facilmente entender o método de efectuar reset ao Chrome passa por eliminar esse ficheiro.
O ficheiro econtra-se na seguinte directoria:
Windows XP
C:\Documents and Settings\<utilizador>\Local Settings\Application Data\Google\Chrome\Application
Windows Vista/Sete
C:\Users\<utilizador>\AppData\Local\Google\Chrome\Application
Naturalmente que devem alterar <utilizador> para o utilizador que estão a usar.
Apaguem então o ficheiro e lancem o Chrome.
A caixa de Boas Vindas será apresentada
Definam a importação de bookmarks se o pretenderem, a crição de atalhos e a pré-definição do Chrome como browser padrão.
E pronto, têm o vosso Chrome como se tivessem acabado de o instalar. Naturalmente que se tiverem já algumas extensões instaladas elas ficam imediatamente disponiveis.
Irei explicar este processo para outros browsers no próximos dias. Fiquem atentos.