Pplware

Como criar um blog no Sapo?

Para responder a vários pedidos que nos têm chegado via mail, decidimos construir um guia básico para ajudar os menos “desenrascados” nestas andanças dos blogs. A ideia é usar um suporte para blogs e passo-a-passo levar pela mão o utilizador a abrir um blog.

Como estamos na rede Sapo, obviamente vamos ensinar a abrir um blog aqui na “casa-mãe”.

Mesmo depois de “nascerem” tantas redes sociais, os blogs continuam na moda. Sim, temos recebidos nos últimos tempos  alguns pedidos de ajuda para criar um blog, visto que estamos num período eleitoral e todos têm uma palavra a dizer!

Espero com este artigo dar início a um ciclo de análise às mais diversas ferramentas deste tipo, disponibilizadas pela blogosfera.

Para começar vamos então criar facilmente um blog no Sapo

1 – Aceder à pagina de criação de blogs dos Sapo disponivel neste endereço.

2 – Carregar na imagem “Crie o seu blog”.

3 – No caso de ainda não possuir nenhuma conta de e-mail do serviço Sapo deverá criar uma. Para isso carregue em Registe-se e preencha o formulário.

Após carregar no botão Registar, irá receber um e-mail de confirmação no e-mail indicado no formulário que contêm um endereço web para dar continuidade ao processo de registo/criação do blog. Aceda então a esse endereço.

3 – Introduza o ID para o seu blog (ex: bttonline.blogs.sapo.pt). Escolha com atenção pois esse será o endereço do seu blog (naturalmente que seguido de .blogs.sapo.pt). Leia e indique que leu os termos de utilização e preencha também os valores que vê na imagem (verificação captcha para evitar a criação automática de blogs).

4 – Actualize o seu perfil, preenchendo algumas informações adicionais (opcional).

5 – Carregue em Entrar.

6 – Depois de entrar na parte de administração do blog, pode proceder à personalização do mesmo. Mudar o layout, escolher o template, criar posts (artigos), verificar os comentários, etc etc. Experimente.

E está feito. Alguma dúvida não hesitem em colocá-la aqui no site ou no nosso fórum.

Para finalizar, quero apenas referir que este tipo de serviço é gratuito. Não necessita de pagar por um domínio ou comprar alojamento.

Bons posts!

Exit mobile version