Pplware

Como bloquear contactos no Android de forma nativa

Todos nós somos confrontados com telefonemas inconvenientes, ou são os contactos de operadores de telecomunicações, de serviços de luz ou gás ou daquela pessoa com quem não queremos mesmo falar mas que não pára de insistir.

Para este tipo de contactos existe uma forma nativa no Android, muito simples de ativar e que o poderá livrar de algumas conversas indesejadas… e, quem sabe, até de o livrar de esquemas de burla como o que foi alertado a semana passada.


Quantas vezes recebeu uma chamada de um operador de redes de distribuição de luz ou gás, pediu para não voltar a ser contactado, e na semana seguinte lá volta o mesmo número a ligar? E aquela namorada antiga que continua a enviar mensagens e a fazer telefonemas durante a noite?

Este tipo de contactos pode ser bloqueado no Android sem que tenha que recorrer a qualquer aplicação de terceiros. Tudo pode ser feito a partir da lista de contactos ou do próprio registo de chamadas.

 

Bloquear através da lista de contactos

Se o número que pretende bloquear está na sua lista de contactos, uma das hipóteses que tem é encaminhar todas as suas chamadas para o correio de voz. Desta forma, a pessoa que o contactar irá ser encaminhada directamente para o serviço de mensagens, dando ideia de que tem o smartphone desligado ou sem rede.

Para tal, basta aceder à sua lista de contactos, selecionar o contacto que pretende bloquear, carregar no menu (reticências verticais) e escolher a opção “Encaminhar para correio de voz”.

 

Bloquear através do Registo de chamadas

Outra forma de bloquear o contacto é através do Registo de chamadas e isto é válido tanto para os contactos que tem na sua lista como também para qualquer outro número com que tenha havido contacto.

Neste caso, a forma de bloqueio poderá depender um pouco do fabricante do smartphone, mas no Registo de chamadas deverá selecionar o contacto que pretende bloquear e escolher a opção “Bloquear/denunciar spam” ou “Bloquear número”.

Caso esta opção não surja de imediato na primeira seleção poderá ter que escolher “Detalhes da chamada”, seguido de “Bloquear número”.

Desta forma deixará de receber chamadas e mensagens deste contacto, podendo surgir apenas uma notificação com a informação de que houve tentativa de contacto (dependendo da versão do Android).

 

Bloquear números fraudulentos ou telemarketing (através de app de terceiros)

No decorrer da semana passada, alertámos para um esquema de fraude que estava a atingir os portugueses, que, basicamente, recebiam 1 ou 2 toques de números internacionais no telefone e, ao retribuir a chamada,eram encaminhados para uma linha de valor acrescentado, sendo retirada do saldo uma quantia de dinheiro na ordem dos 4€.

Para este tipo de esquemas e até para as chamadas de telemarketing, existem algumas apps que podem dar uma ajuda, identificando e permitindo o bloqueio automático deste tipo de chamadas.

Neste caso sugerimos a app TrueCaller. Saiba mais sobre esta app e faça o download:

Exit mobile version