Pplware

Organize a sua caixa de entrada do Gmail e livre-se de emails que ocupam muito espaço

O Gmail é um dos serviços de email mais populares. É gratuito, bastante completo, está integrado com os restantes serviços Google e a sua facilidade de utilização e organização é uma das suas grandes vantagens.

No entanto, muitas vezes pode ser acumulador de correio indesejado. Por outro lado, o seu limite de 15 GB repartido entre os vários serviços Google pode estar a ficar comprometido. Assim, deixamos-lhe algumas dicas para que se oriente e organize melhor a sua caixa de entrada.


Criar marcadores e filtros no Gmail

O primeiro grande passo para ter uma boa organização da sua conta de e-mail é ter marcadores onde seja possível filtrar e arquivar emails por temas.

Para criar estes marcadores poderá aceder às Definições, na roda dentada do Gmail, selecionar Marcadores, seguido de Criar novo marcador. Deverá, em seguida, nomeá-lo (é possível adicionar marcadores dentro de outros já existentes).

Em seguida, deverá então criar filtros para uma gestão ainda mais eficiente. Sem sair das Definições, deverá aceder a Filtros e endereços bloqueados. Ao clicar em Criar um novo filtro irá surgir uma caixa para que possa criar as várias restrições de forma a que os e-mails sejam encaminhados devidamente para os vários marcadores.

 

Utilizar a pesquisa para encontrar emails

A pesquisa no Gmail é também ela uma parte importante deste serviço. Através de ordens simples é possível encontrar os emails que procura com grande facilidade.

No entanto, estes comandos de pesquisa não estão disponíveis em português, pelo que poderá não ser intuitivo para todos os utilizadores. Como tal, estes são os mais relevantes.

Assim, ao querer pesquisar por algo em específico, deverá escrever na caixa de pesquisa:

 

Gerir emails com anexos que podem estar a ocupar demasiado espaço

O Gmail dispõe de 15 GB de armazenamento gratuito, no entanto, este espaço é repartido com outros serviços, como o Google Drive e Google Photos. Por esse motivo, o seu espaço de armazenamento pode estar já a chegar ao limite.

Para que possa limpar algum “lixo” ou guardar informação importante que pode ser arquivada, a pesquisa dá também uma ajuda:

Feitas estas pesquisas, toda a organização passa a ser mais simples. Que outras dicas de organização sugere para a utilização do Gmail?


Conheça ainda:

Exit mobile version