As optimizações das quais o Windows tem sido alvo concentram-se em muitas áreas, sendo a parte gráfica a mais trabalhada e optimizada. A barra de tarefas que encontramos hoje não pode sequer ser comparada com a que está disponível no Windows XP e em termos de funcionalidades anos-luz as separam.
Para aproveitarem todas estas novas possibilidades, os softwares têm-se adaptado e muitos já são “compatíveis”. No entanto existem alguns que levam ao extremo essa utilização. O caso dos browsers e a possibilidade de pré-visualizar todos os separadores existentes pode tornar-se um pesadelo complicado de gerir, no caso de terem muitos abertos. Por essa razão vamos explicar como desabilitar esta funcionalidade nos browsers que actualmente a suportam.
Para a generalidade das situações e dos softwares a capacidade de podermos ver o conteúdo das janelas abertas com o simples passar do rato é muito útil. No entanto quem, como eu, tem por hábito ter mais de 5 separadores abertos em simultâneo começa a ter dificuldades em tirar partido da pré-visualização. O excesso de informação acaba por não ajudar e não conseguimos tirar proveito da funcionalidade.
Apesar de vos ter explicado como activar esta funcionalidade no Firefox hoje resolvi trazer-vos o oposto. Explicar-vos como remover essa funcionalidade.
Chrome
A solução para removermos esta funcionalidade no Chrome é através da utilização de outra das grandes novidades que o Windows 7 trouxe. Vamos ter de executar o Chrome em modo de compatibilidade. Vamos escolher o Windows Vista (SP2) pois é o que mais se aproxima do Windows 7 mas sem ter as características que diferenciam o 7.
Acedam então a C:\Users\<utilizador>\AppData\Local\Google\Chrome\Application\(em que <utilizador> deve ser substituído pelo nome de utilizador com que acedem a essa máquina) e procurem o ficheiro chrome.exe. Seleccionem-no e cliquem com o botão direito do rato. Escolham a opção Propriedades. Na caixa que abrir escolham o separador Compatibilidade e depois activem o modo de compatibilidade e seleccionem Windows Vista (Service Pack 2). Terminem com o botão OK
E é apenas isto que devem fazer para terem o Chrome com o comportamento antigo. Esta é uma solução de compromisso pois não é não é uma alteração/configuração no browser. Mas a equipa da Google está a a trabalhar nesse sentido e quem sabe em próximas versões esta opção esteja presente.
Internet Explorer
No caso do IE as coisas estão mais facilitadas pois este browser, provavelmente por ter suporte para estas pré-visualizações há mais tempo, tem a opções disponíveis na sua zona de configuração.
Acedam então ao menu Ferramentas e depois a Opções da Internet. Na caixa de configuração que abrir devem seleccionar o separador Geral. Escolham agora o botão Definições da zona Separadores.
Na nova caixa que abrir devem remover a selecção da caixa “Mostrar pré-visualizações dos separadores individuais na barra de tarefas”. Terminem com OK e reinicializem o browser.
Depois de alterarem estas opções e de lançarem novamente o IE, este deverá mudar o seu comportamento.
Opera
No caso do Opera a simplicidade fica entre o Chrome e o IE. As alterações são feitas dentro do browser, mas recorrendo à zona de configuração interna.
Comecem por abrir um separador e acedam ao endereço opera:config. Uma vez dentro da zona de configuração do Opera desçam até encontrarem a zona User Prefs e expandam-na.
Agora procurem pela opção “Use Windows 7 Taskbar Thumbnails”. Retirem a selecção dessa caixa e reiniciem o browser. E está feito.
Tal como os demais, depois de procederem a esta alteração o comportamento do vosso Opera será alterado para o comportamento desejado.
Agora que já sabem como remover as pré-visualizações nos principais browsers, com certeza já podem decidir se vos dá ou não jeito terem essa funcionalidade activa. Se a pretenderem desactivar têm aqui a solução. Só vos resta aplicar a receita certa no vosso browser de eleição.