Sou desde o início um fã incondicional dos atalhos de teclado! Por que raio tenho eu de ir com o rato picar em 3 ou 4 botões para abrir uma aplicação quando posso pura e simplesmente, com uma sequência de 3 teclas, lançar a aplicação a partir do teclado?
Existem várias ferramentas para Windows que optimizam esta tarefa, algumas levando esta função a um patamar perto da perfeição. Mas mais uma vez fica a pergunta, para quê artilhar o Windows com mais uma aplicação quando ele traz isso de raiz?
E fica aqui a forma mais simples de fazer isso, sem recorrer a artimanhas esquisitas. O exemplo que vou mostrar de seguida explica como criar um atalho para a minha ferramenta de edição de imagem preferida.
Começamos como sempre por aceder ao menu Iniciar (Start na imagem) e navegar até à aplicação pretendida.
Após isso devem clicar com o botão direito do rato em cima da aplicação e seleccionar a opção Propriedades (Properties na imagem).
E eis que somos presenteados com a caixa de propriedades desse atalho para a aplicação. É aqui que toda a ciência da coisa reside!
Seleccionam a entrada “Atalho” (Shortcut Key na imagem) Devem seleccionar a tecla que pretendem que seja usada em combinação com o Control + Alt. No meu caso e como é o meu “Paint” seleccionei a letra P como atalho preferido.
Posto isto falta apenas carregarem no botão OK e testem o que fizeram.
No meu caso e como referi antes, basta carregar simultaneamente nas teclas Control + Alt + P para ver aparecer diante dos meus olhos Paint.Net.
Habituem-se a usar os atalhos e vão ver que a vossa vida fica simplificada. Até vão começar a olhar para o Windows com outros olhos.