Pplware

AndroidIRC – Reviva os bons velhos tempos no seu smartphone

Quem é que ainda se lembra, ou usa, o IRC? Decerto muitas amizades se fizeram, e muitas conversas aconteceram pela noite fora, a partir do cliente mIRC, entre outros.

É certo e sabido que o mIRC já não tem tido tanta adesão como tinha antes. Isso deveu-se ao aparecimento de outros recursos, nomeadamente o Messenger e as Redes Sociais.

Mas não pensem que o mIRC morreu! E para provar isso, deixo aqui a sugestão do AndroidIRC, onde podem reviver os bons velhos tempos do mIRC, confortavelmente no vosso Smartphone.

O AndroidIRC é uma aplicação para Android, muito simples de usar. Mas para que a possam disfrutar sem complicações, vou colocar aqui os passos necessários para a utilização deste cliente IRC. Esta é a versão Free, mas existe a versão paga, com o preço de 3.67€.

Passo 1: Criar Servidor

Em primeiro lugar, abre-se a aplicação. E para que possamos comunicar nos canais (#) portugueses, é imprescindível que se configure o servidor. Para isso irá clicar-se em New Server. Irá aparecer um formulário para ser completado e, eis o que se vai colocar nos respectivos locais:

Server: irc.ptnet.org

Port: 6667

Pass:

Nick: [Coloquem o vosso nick]

User: [Coloquem a ID do nick]

Name: [Coloquem o vosso nome]

#chanels: [e.g. #pplware]

Desta forma, o NICK deverá ser um à vossa escolha, caso ainda não sejam assíduos no IRC, e devem ter em conta que o nick pode estar registado. No final desta configuração, clique em SAVE, até que fique com nome do servidor no ecrã.

Passo 2: Ligar ao servidor e Registar um NICK

Após estar completo o passo 1, clique no nome do servidor para se ligar.

Caso esta seja a sua primeira vez no IRC, ou já não utilizava há muito tempo e tem um nick novo, este é o momento para o registar.

Quando se ligar, verifique se na Janela SERVER lhe é comunicado que esse nick não está registado, ou caso esteja mude para outro [COMANDO: “/nick nick_à_sua_escolha”].

Assim que tiver um nick não registado, irá escrever o seguinte comando:

/nickserv REGISTER password oseumail

Após este comando, irá receber no e-mail colocado a confirmação de registo, bem como uma password extra para finalizar o processo. Quando receber, copie, e será algo como:

/nickserv CONFIRM password

Depois desta confirmação, o seu nick está registado, e cada vez que se ligar terá que fazer “/nickserv identify password” para identificar o seu nick.

Passo 3: Reviver Bons e Velhos Tempos no IRC

Com servidor e nick novo, vamos então àquilo que importa: Entrar e conversar no IRC.

Quando identificar o seu nick, irá visualizar a mensagem “password aceite”. Após esta confirmação, vamos explorar os canais do IRC.

Para entrarmos num canal o comando é o seguinte: “/j nomedocanal”. Então comecemos pelo nosso, e vamos entrar no #pplware, fazendo “/j pplware”.

Em grande plano é apresentado o decorrer das conversas, ao passo que do lado direito está a lista dos users do Canal, que podem escolher mostrar ou ocultar.

Para navegarem de uns canais para os outros, basta moverem o dedo no ecrã.

Uma vez todos estes passos realizados, comuniquem sem pressas, sem medos e com o mesmo espírito de sempre!

Bom Chat!

/quit

Artigos Relacionados

Ainda te Lembras do IRC?

Licença: Freeware

Sistemas Operativos: Android

Homepage: AndroidIRC

Exit mobile version