Pplware

Alterar pesquisa na barra de endereço do Firefox

Cada vez mais as barras de endereço dos browsers deixam de ser o local onde vamos escrever o endereço a aceder para se tornarem um verdadeiro centro de acção de onde se pode fazer uma miríade de acções.

Desde aceder ao endereço que pretendemos, e que é a sua principal função, até à pesquisa em motores de busca, passando pela navegação no histórico. Como seria de esperar, não nos devemos limitar às opções padrão e devemos por isso, poder alterar, neste caso, qual o motor de busca que pretendemos usar.

Hoje vou explicar-vos como alterar o motor de busca que a barra de endereço do Firefox usa. Até porque existem aplicações que alteram o motor de busca sem pedir a autorização ao utilizador.

E foi precisamente isso que me aconteceu. Passei de uma pesquisa no Google para uma pesquisa no Yahoo sem ninguém me ter pedido autorização! Foi também isso que me levou a descobrir como alterar esta pesquisa.

Mas e como dar a volta a isso? Nada que o Google não resolva. Mas não pude pesquisar via barra de endereço. Até porque foi para isso que ela foi criada.

Depressa encontrei a solução e vi que bastava alterar um parâmetro da configuração do Firefox.

E eis como o fazer. Basta na barra de endereço colocar famoso about:config seguido de um Enter.

Leiam com atenção o aviso para que entendam os riscos inerentes ao que estão prestes a fazer e que se devem limitar ao essencial. Carreguem então no botão “Serei cuidadoso, prometo!“.

Coloquem então a palavra keyword.URL no filtro.

Devem ficar com a entrada referente ao keyword.URL. Façam duplo clique para poder editar essa entrada.

Na nova caixa que vos aparece alterem o endereço lá colocado para o endereço pretendido. Eis alguns exemplos

Cliquem em OK e fechem esse separador.

Para testar basta abrir um novo separador e escrever o que se pretende pesquisar. No final, carreguem na tecla Enter e deverá aparecer a página do vosso motor de busca preferido, com a pesquisa pretendida.

Deixo-vos aqui o endereço que é enviado pelo Firefox quando o tiram da caixa e começam a usar. Serve para reverterem o processo caso se arrependam:

http://www.google.com/search?ie=UTF-8&oe=UTF-8&sourceid=navclient&gfns=1&q=

Artigos relacionados:

Exit mobile version